Parcerias aumentam interesse em esportes de areia no Centro-oeste


O beach tennis, futevôlei e o vôlei de areia estão se consolidando como uma das grandes paixões esportivas no Centro-oeste, muito disso se deve a parcerias como a Águas Lebrinha, que acredita no esporte e incentiva praticantes e competições em 3 estados diferentes, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.   

Calor humano, sol e areia têm sido os ingredientes perfeitos para alavancar a prática de esportes ao ar livre, especificamente em Mato Grosso. Dados da Federação Mato-Grossense de Tênis mostram o aumento do interesse pelo esporte que atrai novatos e atletas de elite espalhados em todas as regiões do Estado.

Prática de Beach Tennis em Cuiabá. (Foto: Reprodução)

Segundo José Jurandir de Lima Jr, Presidente da Federação Mato-grossense de Tênis, as parcerias tem sido fundamentais para o desenvolvimento como um todo das práticas esportivas. Como destaque, a Lebrinha, empresa de água que atua desde 1984 no estado tem sido uma grande parceira da federação mato-grossense com ajuda financeira e auxílio na divulgação dos eventos.

“Hoje só em Mato Grosso há aproximadamente 10 mil praticantes de beach tennis. Na categoria de elite, contamos com 25 atletas que já possuem pontos na ITF (International Tennis Federation), órgão regulador do esporte no mundo. É importante salientar também as demais categorias que compõem o grande número de praticantes”, informa.

O impacto positivo é tamanho que a própria federação salienta que está se criando uma cultura em torno do beach tennis, que tem benefícios comprovados na saúde e na qualidade de vida dos praticantes.

“O beach tennis significa saúde e momentos de descontração com a família e amigos. Sempre digo que é um esporte muito familiar, porque os atletas jogam em grupos com parentes e amigos” reforça.

Imagem2 66c8fc87beb9b
Atleta praticante de beach tennis. (Foto: Reprodução)

Os campeonatos televisionados têm sido fundamentais para a divulgação e promoção dessa modalidade em especial. O calendário esportivo do estado de Mato Grosso inclui 15 etapas de tênis e 18 etapas de beach tennis por ano, refletindo o crescente interesse, fruto da organização no setor e também das parcerias.

No Estado vizinho, Mato Grosso do Sul, em 2024 serão 8 etapas, de acordo com a Federação de Beach Tennis. Em Goiás, há  6 etapas e mais de 20 torneios entre atletas profissionais e amadores.

E o vôlei?

Com o vôlei, esporte que ganhou ainda mais notoriedade com as medalhistas Duda e Ana Patrícia, nas Olímpiadas de Paris em 2024, não tem sido diferente.

O apoio e assistência prestado pela Lebrinha, tem não só hidratado e impulsionado jovens e adultos de todas as idades a praticar o esporte, mas inferido na cultura mato-grossense a importância da prática na manutenção de um corpo e mente saudáveis.

Imagem3 66c8fc75f090f
Atletas do Vôlei de praia competindo. (Foto: Reprodução)

Para o diretor de Vôlei de praia da Federação Mato-Grossense, Paulo Coelho, Mato Grosso é um celeiro de atletas de todas as categorias.

“Esportes como o beach tennis têm impulsionado ainda mais a prática de esportes nas areias, e o vôlei está cada vez mais consolidado. Hoje temos representantes nas categorias de base que já tiveram resultados expressivos a nível Brasil e dentro da categoria elite estamos em uma crescente”, afirma o diretor que também é técnico de vôlei.

Imagem4 66c8fc66b10aa
Campeonato de Volei de areia. (Foto: Reprodução)

Ainda, de acordo com o diretor nos últimos 2 e 3 anos a prática de vôlei de praia cresceu muito, se destacou em MT, graças a muitos incentivos e hoje há jovens da categoria 17 anos, 19 anos, sendo destaques nacionais sendo procurado por outras equipes. Temos um exemplo como o Praia Clube, de Uberlândia, um dos CTs grandes e famosos que tem no Brasil.

“A Lebrinha é uma das grandes parceiras da Federação, sempre apoia os esportes, seja de praia, seja de areia ou de quadra e a empresa em si é uma parceira sempre presente nos eventos e isso ajuda a levar o nome do esporte mato-grossense ainda mais longe” finaliza.

Para o gerente de marketing da Lebrinha, Milton Dias, investir em esportes é fundamental para a marca, porque fortalece a formação de cidadãos, promovendo valores como disciplina e superação.

“Além de apoiar a hidratação dos atletas, essa iniciativa representa um compromisso com o capitalismo social, impactando positivamente comunidades inteiras. Vai muito além do esporte, reforça a responsabilidade social da Lebrinha em contribuir para um futuro melhor” salienta o gestor da pasta.

O âmbito de apoio às categorias de vôlei está além das fronteiras do estado, em Goiás e Mato Grosso do Sul, a Lebrinha também contribui para a popularização do esporte e promoção da saúde.

Futevôlei acompanha crescimento

Adriano Ferreira de 39 anos é um dos personagens que inspira o futevôlei em Mato Grosso, com uma carreira de 14 anos como atleta profissional no futebol, ele decidiu mergulhar de cabeça no futevôlei. E há 8 anos promove o esporte.

“Essa mudança na minha vida me fez praticar e competir como profissional do futevôlei. Hoje tenho alunos, um espaço amplo e diverso onde atendo 213 jovens e adultos que assim como eu são apaixonados pelo esporte em Mato Grosso”, conta.

Imagem5 66c8fc5205dff
Jovens que praticam futevôlei assistidos pelo professor Adriano Ferreira. (Foto: Reprodução)

O sucesso para ele é fruto da dedicação e da prática. Hoje com sete quadras em Cuiabá, o empresário e atleta já pensa na expansão para outras cidades.

Segundo Adriano a transformação que o futevôlei proporciona deve ser compartilhada, porque o esporte transforma vidas e as parcerias como a das águas Lebrinha são importantíssimas no processo.

“Nada melhor que chegar em um evento e ter água. Nós estamos em um clima, um tempo, cidade e estado muito quente, então é de suma importância a água Lebrinha, a gente está se hidratando, se cuidando, e fazendo parte de todo o projeto do esporte. Nós precisamos de água e esse suporte é muito importante para nós”, finaliza.

A Lebrinha tem como missão fundamental garantir o apoio as modalidades esportistas que garantem qualidade de vida, e inserem jovens e adultos na sociedade. O apoio as modalidades diversas em vários lugares do centro-oeste, garante não só mais tranquilidade na prática como também saúde, afinal água é vida.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ibirapuera: dois em cada dez paulistanos frequentam parque uma vez por mês

Quase metade dos paulistanos frequenta o Parque Ibirapuera com alguma regularidade, variando de mais de…

Entenda a lei que proíbe candidatos de serem presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), candidatos que disputam as eleições municipais não poderão ser detidos…

Sobe para 31 o número de mortos em ataque israelense a Beirute, diz ministério

O número de pessoas mortas no ataque com mísseis israelenses a um prédio de vários andares…