Parlamentar britânico é suspenso após vídeo mostrar ele socando homem na rua

CNN Brasil


Um parlamentar britânico foi suspenso pelo Partido Trabalhista depois que imagens mostrando ele socando um homem repetidamente na rua foram divulgadas.

A polícia investiga o suposto ataque de Mike Amesbury na sexta-feira (25) à noite, que veio à tona depois que imagens nas redes sociais mostraram uma briga na rua após o suposto ataque.

Imagens de vigilância posteriores, obtidas pelo jornal Daily Mail e publicadas no domingo (27), parecem mostrar Amesbury conversando com um homem antes de lhe dar um soco no rosto e depois tentar acertá-lo novamente no chão várias vezes.

O Partido Trabalhista disse que Amesbury está auxiliando a polícia com suas investigações e que eles suspenderam o parlamentar de base “enquanto uma investigação estiver pendente”.

Amesbury é membro do parlamento desde 2017 em Cheshire, noroeste da Inglaterra, onde a suposta agressão aconteceu. Ele continua sendo um integrante independente da Câmara dos Comuns após perder o cargo de “party whip” – oficial de bancada do partido, cuja tarefa é garantir a disciplina.

O parlamentar disse em uma declaração, divulgada antes da filmagem adicional ser publicada pelo Mail, que ele estava “envolvido em um incidente que aconteceu depois que me senti ameaçado na rua após uma noite com amigos”.

Ele disse que “entrou em contato com a polícia de Cheshire para relatar o que aconteceu durante o incidente”.

A polícia de Cheshire disse em uma declaração: “Um homem de 55 anos foi voluntariamente entrevistado sob cautela pela polícia em relação a este incidente. Ele foi liberado enquanto aguarda novas investigações.”

O Partido Trabalhista chegou ao poder em uma eleição geral em julho, após 14 anos na oposição, ganhando 411 assentos para uma maioria dominante. Nove desses parlamentares tiveram o cargo de whip removido ou renunciaram ao partido.

O partido populista Reform UK pediu que Amesbury renuncie e permita que uma eleição suplementar em sua cadeira aconteça, o que seria o primeiro teste eleitoral do novo governo, caso acontecesse.

Os parlamentares têm o direito de permanecer na Câmara dos Comuns após perderem o whip. Uma petição de revogação em seu distrito eleitoral, que poderia desencadear uma eleição suplementar, poderia ocorrer se eles recebessem uma sentença de prisão.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…

Operação da PM apreende fuzis e granadas em comunidade do RJ

O Batalhão de Operações Policiais Especiais realizou, neste sábado (23), operações simultâneas nas comunidades Rio…

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo

A exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã” será aberta às 9h, neste domingo (24), no Museu de…