Partido de extrema-direita israelense renuncia à coalizão de Netanyahu

CNN Brasil


Três ministros israelenses de extrema-direita renunciaram ao governo do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, neste domingo (19) em oposição ao acordo de cessar-fogo com o Hamas.

O Ministro da Segurança Nacional Itamar Ben Gvir, o Ministro do Negev, Galileia e Resiliência Nacional Yitzhak Wasserlauf e o Ministro do Patrimônio, Amichai Eliyahu, todos do partido Otzma Yehudit (Poder Judaico) de Ben Gvir, renunciaram.

Outros três membros do partido também “enviaram cartas de renúncia de suas posições em vários comitês” do parlamento de Israel.

A mudança do partido do chefe da segurança nacional pode enfraquecer a coalizão de Netanyahu, mas não derrubar o governo.

“A partir de agora, o partido Otzma Yehudit não é mais um membro da coalizão”, anunciou o partido em uma declaração.

O partido descreveu o acordo negociado com o Hamas como uma “rendição” e disse que a resolução é “imprudente”, que verá “a libertação de centenas de assassinos com o sangue de homens, mulheres e crianças em suas mãos… enquanto renuncia às conquistas das Forças Armadas de israel (FDI) na guerra, a retirada das IDF da Faixa de Gaza e a cessação dos combates no território.”

Outro ministro de extrema-direita da coalizão de Netanyahu, Bezalel Smotrich, se opõe ao acordo, mas ainda não renunciou.

Smotrich, que atua como ministro das finanças, ameaçou renunciar se Israel não retornar à guerra após o fim da primeira fase da trégua.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Defesa Civil alerta para chance de tempestade em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa…

onça-pintada mostra que felino só muda de endereço

Quem a vê assim tão tranquila, não imagina a capacidade predatória da onça-pintada. Mas, fato…

Biden falará sobre acordo de cessar-fogo e troca de reféns, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden abordará o início do cessar-fogo e do acordo…