O partido de ultradireita alemão, Alternativa para a Alemanha (AfD), teve o melhor resultado da história nas eleições parlamentares deste domingo (23). A sigla conquistou 19,5% dos votos, de acordo com pesquisas de boca de urna.
Alice Weidel, colíder do AfD, disse que o partido “nunca esteve tão forte” ao subir ao palco de uma festa eleitoral após o anúncio das pesquisas de boca de urna.
“Nunca estivemos tão fortes — somos a segunda maior força”, disse Weidel, em palavras que foram recebidas com aplausos entusiasmados da multidão presente no evento em Berlim.
“Somos o único partido com uma pontuação de dois dígitos em comparação com as eleições passadas”, ela continuou, acrescentando, “nas próximas eleições, assumiremos o lugar da CDU (União Democrata Cristã) e ficaremos em primeiro lugar”. Suas palavras indicam como o partido já tem os olhos firmemente voltados para a próxima eleição em 2029.
O clima na festa eleitoral da AfD era de êxtase, pois ficou claro que o partido quase dobrou seu apoio, com as pessoas aplaudindo e agitando bandeiras da Alemanha.