Eleita presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, nesta quarta-feira (1°), Paula Calil (PL) disse que o legislativo é independente e não é porque recebeu apoio do prefeito empossado Abilio Brunini que não possa fiscalizar os atos da administração municipal.
A declaração foi feita durante entrevista após a cerimônia de posse e composição de Mesa Diretora da Casa de Leis.
“A Câmara ela é independente , o que for bom pra Cuiabá nós vamos trabalhar a favor. No entanto, o Legislativo não pode servir como objeção, barulho, para o executivo. Nós estamos aqui para ajudar Cuiabá. Então é preciso entender isso”, comentou ela.
Nesta legislatura, a Câmara de Cuiabá terá a presença de oito mulheres, o que é um marco na história política da Capital. Inclusive, Paula Calil é a terceira a assumir a presidência da Casa, depois de Ana Maria do Couto e Chica Nunes.
Outra presidente
Francisca Emília Santana Nunes, a Chica Nunes, foi presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá entre 2004 e 2006.
Durante esse período, ela foi condenada a 11 anos de prisão por peculato, após ser acusada de participar de um esquema de fraude em licitações.
Quanto a sua eleição, Paula avalia que o apoio dos demais vereadores foi muito importante. “É preciso entender que estamos vivendo um momento histórico. Temos oito mulheres eleitas , onde nós temos um número suficiente para compor a mesa diretora, como foi o que aconteceu aqui. Então é um fato inédito [ a composição totalmente feminina], e os vereadores entenderam esse momento e nos apoiaram”, disse a vereadora.