Paulo Artaxo: “Clima normal já não existe mais”


Em entrevista ao CNN Sustentabilidade, o cientista Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, afirmou que “o que a gente chama de clima normal já não existe mais”. O programa discutiu eventos climáticos extremos.

Segundo o professor, antes, era possível, por exemplo, planejar uma safra, saber quando se vai plantar e quando se vai colher. Para ele, “hoje, isso já é muito mais difícil”.

“Basicamente, estamos desorganizando o sistema climático global e isso com apenas 1,5 °C de aquecimento”, explicou Artaxo.

O cientista ainda lembra que com as atuais emissões e compromissos dos países no Acordo de Paris, a projeção que a ciência dá para o aumento médio da temperatura da Terra é de 3,1 °C ao longo do século.

“Isso é a temperatura média. O que significa que países como o Brasil, áreas continentais, vão aumentar de temperatura na ordem de 4 °C a 4,5 °C. Imagina cidades como Cuiabá, Teresina e Palmas com temperaturas de 47 °C de uma maneira rotineira”, afirmou o professor.

Artaxo também falou sobre o agravamento dos eventos climáticos extremos. “Um evento que ocorria a cada 50 anos no século passado, se permitirmos que o planeta se aqueça a 4 °C, ele vai ser 39 vezes mais frequente em 50 anos e vai ser cinco vezes mais intenso”, alertou o cientista.

“O que nós estamos vendo agora é uma amostra grátis do que vai ser o clima do futuro de acordo com as projeções do painel intergovernamental de mudanças climáticas”, disse Artaxo.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Temporal provoca abertura de cratera em São Vicente; veja imagens

As fortes chuvas que atingiram o litoral paulista desde o último sábado (19) provocaram a…

Israel admite falhas em ataque que matou socorristas na Faixa de Gaza

O exército israelense afirmou neste domingo (20) que uma revisão sobre o assassinato de 15…

Feriado não acabou! Saiba o funciona nesta segunda-feira em Campo Grande

A Páscoa chegou, mas o feriadão ainda não acabou. Nesta segunda-feira, 21 de abril, o…