Pecuaristas usam tenda e fogueira para tentar evitar morte de gado no frio de MS

Fogueira e até uma tenta teve que ser utilizada para tentar amenizar o frio que debilitou cabeças de gado na Fazenda Santa Luzia em Tacuru, a 420 quilômetros de Campo Grande. O município fica na região sul de Mato Grosso do Sul, a mais afetada pelo frio que atinge o estado. Em meio a um frio de 7 ºC, pelo menos 72 animais já morreram em propriedades da região.

Confira abaixo, registro desta sexta-feira (12).

Neste sábado (13), Tacuru tem mínima de 7 ºC e máxima de apenas 14 ºC, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Surpreendidos pelo frio

Os animais que aparecem no vídeo deixaram o calorão do estado do Pará e enfrentaram mais de 2,8 mil quilômetros de viagem do Pará até o município sul-mato-grossense, conforme a Iagro.

Eles chegaram à propriedade na quinta-feira (11) e padeceram diante das baixas temperaturas pelo município. A chuva na região também aumentou a debilidade dos animais. De um total de 110 cabeças de gados, pelos 30 morreram na fazenda.

“Essa grande diferença de temperatura da origem até o destino acabou gerando essa alta mortalidade. A propriedade está tentando reverter o quadro de alguns animais que não morreram, armaram tenda e estão fazendo fogueiras”.

Fabricio Motta, médico veterinário da Iagro.

Agentes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) estão em Tacuru e também em Iguatemi e Glória de Dourados apurando a morte de animais, que pode ter sido causada pelo frio extremo.

Preocupante

Outro vídeo, divulgada nesta sexta-feira (12), mostra outros animais mortos na Fazenda Nova Esperança também no município de Tacuru. No vídeo abaixo, é possível ouvir o relato de produtores rurais sobre o gado morto após onda intensa de frio.

“Gado morrendo de frio, agoniando. Várias cabeças, têm vários deitados”, narra o pecuarista.

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Tacuru, Maria Neide Casagrande, 72 cabeças de gado morreram na propriedade.

Grande parte foi vítima da queda de um raio na fazenda, entretanto, acredita-se que a chuva somada às baixas temperaturas também tenho debilitado alguns dos animais que acabaram morrendo.

Em Glória de Dourados, de acordo com o Sindicato Rural do Município, não houve incidência de morte de gado reportada pelo frio. Em Iguatemi, o sindicato também não recebeu caso de morte de gado pelo frio até o momento.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cadastro de rebanhos em MS deve ser atualizado em breve; saiba a data

Obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua…

Pedido de prisão de Netanyahu deve ser “ponto de virada“, dizem agências

Diversas agências humanitárias alertaram que a comunidade internacional deve apoiar a decisão do Tribunal Penal…

Câmeras de ônibus flagram dois suspeitos pela execução de delator em Guarulhos

Dois homens, apontados pela polícia como os executores do empresário Antonio Vinicius Gritzbach, delator assassinado…