Fogueira e até uma tenta teve que ser utilizada para tentar amenizar o frio que debilitou cabeças de gado na Fazenda Santa Luzia em Tacuru, a 420 quilômetros de Campo Grande. O município fica na região sul de Mato Grosso do Sul, a mais afetada pelo frio que atinge o estado. Em meio a um frio de 7 ºC, pelo menos 72 animais já morreram em propriedades da região.
Confira abaixo, registro desta sexta-feira (12).
Neste sábado (13), Tacuru tem mínima de 7 ºC e máxima de apenas 14 ºC, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Surpreendidos pelo frio
Os animais que aparecem no vídeo deixaram o calorão do estado do Pará e enfrentaram mais de 2,8 mil quilômetros de viagem do Pará até o município sul-mato-grossense, conforme a Iagro.
Eles chegaram à propriedade na quinta-feira (11) e padeceram diante das baixas temperaturas pelo município. A chuva na região também aumentou a debilidade dos animais. De um total de 110 cabeças de gados, pelos 30 morreram na fazenda.
“Essa grande diferença de temperatura da origem até o destino acabou gerando essa alta mortalidade. A propriedade está tentando reverter o quadro de alguns animais que não morreram, armaram tenda e estão fazendo fogueiras”.
Fabricio Motta, médico veterinário da Iagro.
Agentes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) estão em Tacuru e também em Iguatemi e Glória de Dourados apurando a morte de animais, que pode ter sido causada pelo frio extremo.
Preocupante
Outro vídeo, divulgada nesta sexta-feira (12), mostra outros animais mortos na Fazenda Nova Esperança também no município de Tacuru. No vídeo abaixo, é possível ouvir o relato de produtores rurais sobre o gado morto após onda intensa de frio.
“Gado morrendo de frio, agoniando. Várias cabeças, têm vários deitados”, narra o pecuarista.
De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Tacuru, Maria Neide Casagrande, 72 cabeças de gado morreram na propriedade.
Grande parte foi vítima da queda de um raio na fazenda, entretanto, acredita-se que a chuva somada às baixas temperaturas também tenho debilitado alguns dos animais que acabaram morrendo.
Em Glória de Dourados, de acordo com o Sindicato Rural do Município, não houve incidência de morte de gado reportada pelo frio. Em Iguatemi, o sindicato também não recebeu caso de morte de gado pelo frio até o momento.