O instinto de proteção animal é algo presente em todas as espécies, mas algumas se destacam pelo cuidado parental, quando a defesa se estende aos filhotes.
Um exemplo emocionante foi registrado por Brígida Castro, moradora de Formiga, Minas Gerais, às margens da represa de Três Marias: um casal de peixes protege os filhotes ao perceberem a presença do barco.
No vídeo, publicado nas redes sociais da mineira, os peixes da espécie Acarás são vistos protegendo os filhotes. A cena rara e comovente destaca o cuidado dos pais com os filhotes. Veja vídeo:
“Em princípio, vimos uma mancha preta e pensamos ser uma piranha. Quando nos aproximamos, fomos surpreendidos com essa cena linda: os pais protegendo e os filhotes acompanhando”, relatou Brígida.
Os Acarás, ou Astronotus Ocellatus, estão espalhados por todo Brasil. No Pantanal, podem ser encontradas 17 espécies desses peixinhos. Já na Amazônia, as espécies podem passar de 180.
Comportamento de Proteção
O biólogo Francisco Machado explicou que o cuidado parental é uma característica marcante dos acarás. Em situações de risco iminente, os pais utilizam uma estratégia peculiar para proteger os filhotes: os colocam na boca para evitar que sejam predados.
“Uma peculiaridade dessas espécies é que eles guardam os filhotes na boca quando sentem que há perigo. No vídeo, a aproximação do barco não representava um risco imediato, mas, em situações subaquáticas, com predadores como jacarés ou outros peixes ameaçando, eles rapidamente abrem a boca para que os filhotes entrem. Quando o perigo passa, os pais liberam os filhotes, que saem ilesos”, explicou Francisco.
Esse comportamento, segundo o biólogo, acontece em frações de segundo e é essencial para a sobrevivência da espécie.
-
Cavalos e vacas atrapalham o trânsito e surpreendem motoristas
-
Inspire-se no mood onça para curtir a última sexta-feira do ano
-
Brava, onça ruge para demarcar território herdado de mãe morta em incêndio