O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, foi hospitalizado nesta quinta-feira (5) pela terceira vez nos últimos dez dias, em Montevidéu.
Segundo a médica Raquel Pannone, Mujica foi internado para receber soro intravenoso, um tratamento que ele já vinha recebendo em casa.
Nos últimos meses, o ex-presidente, de 89 anos, recebeu um tratamento bem-sucedido de radioterapia para parar um câncer esofágico que, segundo Pannone, foi curado.
Mas “as consequências da radioterapia geraram problemas para ingerir alimentos e líquidos”, explicou a médica.
Por isso, Mujica recebe um tratamento com soro para conseguir se hidratar. Algo que era feito na fazenda onde vive, foi dificultado pelo “pobre fluxo venoso” devido a uma vasculite, motivo pelo qual foi internado, explicou Pannone.
“Ele foi testado e começamos a reidratá-lo por via intravenosa, o que gera um efeito quase imediato nele”, disse a médica em uma coletiva.
No sábado (31), Mujica foi internado após ter comido algo com muito sólido para o seu esôfago danificado.
Antes disso, ele tinha sido hospitalizado na noite de 26 a 27 de agosto, devido a uma descompensação em seus valores, para colocar soro e realizar exames e controles, segundo foi relatado.
Agora, o ex-presidente permanecerá hospitalizado até que possa “continuar com o tratamento” em sua casa e “tolerar alimentos de maior densidade”, explicou a médica.