Perdeu seu RG (Registro Geral)? Veja como é fácil conseguir a sua Carteira de Identidade fácil e gratuita. Antes de tudo, é importante entender que o RG está sendo extinto.
A partir de 2032, a Carteira Nacional de Identidade (CNI) será o principal documento do cidadão, substituindo os documentos anteriores. Essa nova carteira traz como referência o Cadastro de Pessoa Física.
Muitas pessoas já estão aproveitando a oportunidade para emitir o novo documento gratuitamente.
-
Calendário liberado: MS tem 2 mil vagas por dia para emissão do novo RG
Vale ressaltar que, após a emissão da CNI, ele se tornará seu principal documento, mesmo que ainda não seja obrigatório. Além disso, você terá a versão física e a versão digital, facilitando o acesso e a apresentação do seu documento.
Como emitir a sua nova carteira de identidade?
- Acesse o site da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública).
- Escolha a sua cidade e selecione a opção de emissão de primeira via.
- Após isso, selecione o seu município e o ponto de identificação disponível na sua cidade.
- Antes de finalizar o agendamento, escolha o dia e o horário que melhor se adequam à sua rotina.
- Adicione seus dados pessoais conforme solicitado pelo sistema. Não se esqueça de que todos os documentos que você enviar precisam estar impressos, em original e cópia, para o dia da emissão.
Dica: Devido à alta demanda, o site pode apresentar instabilidades e não mostrar datas disponíveis para agendamento. Nesse caso, recarregue a página e tente novamente até conseguir uma data satisfatória.
Desde janeiro, foram expedidos 143.118 novos documentos conhecidos como RG (Registro Geral).
O prazo de validade varia conforme a faixa etária: para crianças de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; para pessoas de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Vagas
Para setembro, foram disponibilizadas 2.050 vagas para Campo Grande e o interior, por dia, conforme o Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul.