Petição para Dinamarca “comprar“ Califórnia atrai milhares de assinaturas

CNN Brasil


Uma petição satírica que tem como objetivo “arrecadar” um trilhão de dólares para permitir que a Dinamarca compre a Califórnia recebeu mais de 200 mil assinaturas.

“Você já olhou para um mapa e pensou: ‘Sabe do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins.’. Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade”, diz a petição.

“Vamos comprar a Califórnia de Donald Trump! Sim, você ouviu direito. A Califórnia pode ser nossa, e precisamos da sua ajuda para fazer isso acontecer”, destaca o texto.

A ideia surgiu depois que o presidente dos EUA expressou interesse em controlar a Groenlândia, um território dinamarquês semi-autônomo.

A petição apresenta uma série de razões pelas quais a Dinamarca se beneficiaria da compra da Califórnia, incluindo clima melhorado, um suprimento seguro de abacates e domínio da tecnologia.

“Ganhar um bando extra de manos da tecnologia? Ótimo! É o que toda democracia precisa”, comunica a petição, que acrescenta que a Dinamarca também poderá “proteger o mundo livre” e renomear a Disneylândia como “Hans Christian Andersenland”.

“Mickey Mouse com capacete Viking? Sim, por favor”, acrescenta.

Tudo o que resta é levantar a meta de financiamento coletivo de US$ 1 trilhão, “mais ou menos alguns bilhões” e enviar “nossos melhores negociadores — executivos da Lego e o elenco de Borgen”.

“A Califórnia se tornará a Nova Dinamarca. Los Angeles? Mais como Løs Ångeles”, continua a petição.

“Levaremos hygge para Hollywood, ciclovias para Beverly Hills e smørrebrød orgânico para cada esquina. Estado de Direito, assistência médica universal e política baseada em fatos podem ser aplicados”, adiciona o texto.

Donald Trump, que assumiu o cargo em 20 de janeiro, descreveu o controle dos EUA sobre a Groenlândia como uma “necessidade absoluta”.

Autoridades tanto na Groenlândia quanto na Dinamarca se manifestaram fortemente contra o desejo do presidente americano de obter a ilha — embora várias autoridades dinamarquesas tenham dito à CNN que temem que o presidente esteja agora mais sério sobre a ideia do que quando a apresentou no primeiro mandato.

Apesar dessas refutações, o debate sobre o futuro da Groenlândia foi agitado pela crescente especulação sobre o movimento de independência.

No discurso de Ano Novo, o primeiro-ministro da Groenlândia disse que a ilha deveria se libertar das “algemas do colonialismo”.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Acidente aéreo na zona oeste de SP: Cenipa indica falha em motor do avião

O acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira (7) na zona oeste de São Paulo foi…

Corrupção e investigação de homicídio afastam diretor de presídio de MS

O diretor da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Rangel Schveiger, foi afastado da chefia do…

Saiba para que serve botão colocado na mesa de Trump na Casa Branca

São poucas as coisas que o homem mais poderoso do mundo não tem nas pontas…