PF faz operação para desarticular núcleo da máfia italiana no Brasil

CNN Brasil


A Polícia Federal (PF), por meio da Superintendência Regional na Paraíba, deflagrou nesta terça-feira (10), a Operação Conexão Paraíba, que visa desarticular um núcleo da máfia italiana no país, especializada no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil e conta com apoio internacional, busca combater o envio de grandes carregamentos de cocaína para a Europa e desmantelar os esquemas financeiros que sustentam a atividade criminosa.

A organização é suspeita de movimentar cerca de R$ 7 bilhões entre 2018 e 2024. Na Paraíba, a operação já cumpriu um mandado de prisão e um de busca no bairro Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa.

A operação, coordenada entre as Polícias Federais da Paraíba e do Paraná, além de contar com o apoio da polícia italiana, abrange diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Guarulhos, Campos do Jordão, Santos (SP), Recife (PE), Parnamirim (RN) e Antonina (PR).

Em nota à imprensa, a Polícia Federal também explicou que, por meio de empresas e contas bancárias, os investigados lavavam o dinheiro do tráfico de drogas, dificultando a rastreabilidade dos recursos e ocultando a origem ilícita dos valores.

Nesta terça-feira, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão criminal e 8 de prisão preventiva, que miram membros de diferentes estados brasileiros. A operação também inclui ordens judiciais para o bloqueio de valores e o sequestro de bens móveis e imóveis relacionados aos envolvidos.

Além disso, foram feitos esforços para rastrear as remessas de drogas, que eram enviadas por meio de contêineres de carga e também por vias aéreas – em um esquema sofisticado de envio, segundo a PF.

Rota do tráfico internacional

A operação desta terça-feira é um desdobramento de investigações iniciadas em 2019, quando a prisão de dois membros da máfia italiana, em João Pessoa, revelou o papel estratégico da Paraíba no tráfico de drogas internacional, com a região sendo utilizada como rota para o envio de cocaína à Europa.

Na ocasião, foram identificados vínculos entre indivíduos e organizações locais com a estrutura internacional do crime organizado.

Operação Mafiusi

Em paralelo, nesta terça-feira, a Polícia Federal no Paraná também deflagrou a Operação Mafiusi, que cumpre mandados judiciais contra o mesmo grupo criminoso investigado pela PF da Paraíba e pela polícia italiana.

A operação conta com o apoio de diversas forças de segurança no Brasil e no exterior, além da colaboração de órgãos como Eurojust, Interpol e o Ministério Público Federal.

A ação faz parte de um esforço coordenado da Polícia Federal para combater o tráfico internacional de drogas e o crime organizado, focando na identificação de ramificações locais e internacionais envolvidas no envio de entorpecentes à Europa.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tiroteio em Saquarema (RJ) deixa cinco mortos e policial ferido

Uma operação da Polícia Civil no bairro de Jaconé, em Saquarema, na Região dos Lagos, deixou…

Antes de fim do contrato com a Ucrânia, Putin se reúne com líder eslovaco

O presidente russo Vladimir Putin se encontrou com o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico no Kremlin…

Comandante do Corpo de Bombeiros explica como ocorreu queda de avião em Gramado

Em entrevista à CNN, o coronel Maurício Correa, comandante do Corpo de Bombeiros, do Rio…