PF mira desvio de dinheiro para contas pessoais de servidores no Maranhão


A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), uma operação com base em uma investigação de desvio de recursos públicos, propina, fraudes em licitação e lavagem de dinheiro no município de Barão do Grajaú, no interior do Maranhão.

A operação “VIS Habitus” cumpre dois mandados de busca e apreensão e a quebra do sigilo telemático dos equipamentos encontrados durante as buscas autorizadas pela Justiça Federal.

“A investigação apontou que durante os anos de 2014 a 2017 servidores públicos do município movimentaram mais de R$ 1,3 milhão em suas contas pessoais, além de transferências bancárias de empresas contratadas para esses servidores”, explicou o delegado federal James Miranda à CNN.

São investigados nesse inquérito servidores municipais e empresários.

Durante as buscas de hoje, foram apreendidos veículos de luxo e bens incompatíveis com a renda dos investigados, segundo a PF.

Uma grande quantia em dinheiro em espécie também foi encontrada e os valores ainda estão sendo contabilizados. Os materiais apreendidos serão encaminhados para perícia.

Os investigados poderão responder por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude licitatória, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vereador preso pode ter o mandato cassado na Câmara de Cuiabá

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Cuiabá optou por dar andamento ao…

Policiais penais são presos por facilitarem saídas de presos na Bahia

Quatro policiais penais foram presos na manhã desta sexta-feira (20) em Salvador–BA, suspeitos de extorsão,…

Ataque israelense a Beirute deixa 12 mortos e 66 feridos, diz ministério

Ao menos 12 pessoas morreram e outras 66 ficaram feridas em um ataque israelense no…