A Polícia Federal prendeu um homem apontado como líder de uma organização criminosa chinesa que extorquia e matava comerciantes na região central de São Paulo, principalmente nas ruas 25 de Março e Santa Ifigênia.
O suspeito foi capturado na segunda-feira (16) em Pacaraima, município ao norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso, conhecido como Bitong e originário da província de Fujian, na China, exigia pagamentos mensais entre R$ 5 mil e R$ 10 mil de comerciantes chineses.
A organização é ainda suspeita de envolvimento em três assassinatos de comerciantes que se recusaram a ceder às extorsões.
O homem preso, considerado foragido da Justiça, tinha três mandados de prisão em aberto por crimes como homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa.
Ele foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde permanecerá à disposição da Justiça.
O suspeito havia conseguido escapar de uma grande operação policial em 2017, em São Paulo. Na época, a ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão.
Durante a operação, os agentes apreenderam sete armas de fogo em posse de integrantes do grupo.