PF prende suspeitos de tráfico internacional de drogas em 3 estados

CNN Brasil


Dois mandados de prisão e nove de busca a apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (10) durante uma operação contra o tráfico internacional de entorpecentes. A ação ocorreu nos munícipios de Conceição do Coité (BA), Navegantes (SC) e Buri (SP).

A investigação foi iniciada em dezembro de 2022, quando houve uma apreensão de mais de 70 kg de DMT (dimetiltriptamina), aproximadamente 198 kg de mescalina e cerca de 358 kg de maconha em San Miguel, no Chile. Na época, o responsável pelo recebimento da carga ilegal no país também foi preso.

Segundo a PF, chamou a atenção dos investigadores a declaração pela empresa exportadora, no Brasil, de que a substância encaminhada era o extrato da raiz de mimosa acácia.

No entanto, foi constatado que, na verdade, se tratava de mimosa hostilis, indicando que havia o artifício em burlar os mecanismos de fiscalização chilenos, já que a substância é controlada pelos órgãos fiscalizatórios do Chile.

A Polícia Federal explicou ainda que essa mesma substância é conhecida como Jurema Preta, amplamente encontrada na região do semiárido brasileiro. Em suas raízes são encontrados os teores de DMT, que é em uma substância psicodélica pertencente ao grupo das triptaminas, sendo o princípio ativo da mistura do ayahuasca, utilizado nos rituais do Santo Daime e do vinho de Jurema, bem conhecidos por povos indígenas brasileiros e da América do Sul.

A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e ativos dos investigados, que fazem parte do mesmo grupo familiar e chegaram a encaminhar a droga para diversos outros países como Bulgária, Canadá e Argentina.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tutor do cão Joca está “emocionalmente abalado”, diz defesa após arquivamento do caso

Neste sábado (19), a defesa de João Fantazzini, tutor do cão Joca que morreu durante…

Autoridades acusam Israel de matar 73 pessoas em ataque a área populosa de Gaza

Israel foi acusado de matar pelo menos 73 pessoas em um ataque em Beit Lahiya,…

“Foi disputa de área de facções criminosas”, diz governador sobre atos em SC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou em coletiva realizada neste sábado (19)…