A Polícia Federal vai assinar na manhã desta sexta-feira (26) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e a Polícia Civil do DF para compartilhar tecnologias de investigações contra crimes cibernéticos.
Os principais focos da ação devem ser reprimir e coibir a exploração e compartilhamento de material contendo abuso sexual infantojuvenil e o cometimento de fraudes bancárias por meio da internet.
Esta semana, a PF realizou uma megaoperação nacional com 141 mandados de busca e apreensão e prendeu 60 abusadores de crianças pela internet. Os investigados foram encontrados com base nessas ferramentas que passam a ser compartilhadas.
Segundo a PF, o acordo possibilitará, ainda, o desenvolvimento de outros projetos e ações conjuntas, além do treinamento de agentes e o desenvolvimento de novas tecnologias de combate a crimes em ambientes virtuais.
Assinarão o acordo o novo superintendente da Polícia Federal no DF, José Roberto Peres, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, e o delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick de Carvalho.
Também estarão presentes na cerimônia o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o diretor de combate a crimes cibernéticos da PF, Otávio Margonari Russo.