Pisoteamentos na Nigéria deixam ao menos 13 mortos

CNN Brasil


Pelo menos 13 pessoas morreram em dois incidentes na Nigéria no sábado (21), quando multidões, em sua maioria mulheres e crianças, se aglomeraram para receber caridade, disseram as autoridades policiais.

Na capital do estado, Abuja, pelo menos 10 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas na luta para receber presentes de caridade distribuídos pela Igreja Católica da Santíssima Trindade no distrito de Maitama.

Em Okija, no estado de Anambra, no sudeste da Nigéria, ocorreu um outro caso de pisoteamento depois que um membro da comunidade ofereceu presentes, incluindo arroz, óleo vegetal e dinheiro.

A polícia estadual afirmou que três pessoas foram confirmadas como mortas, embora testemunhas e a Anistia Internacional Nigéria tenham indicado que o número de mortos foi de 20, com mais pessoas feridas.

Em ambos os incidentes, as vítimas eram principalmente mulheres e crianças, que foram pisoteadas enquanto as multidões tentavam alcançar as provisões oferecidas.

Na quinta-feira (19), pelo menos 35 pessoas morreram em um incidente semelhante em uma escola islâmica de ensino médio em Ibadan, na capital do estado de Oyo, no sudoeste da Nigéria.

O país mais populoso da África enfrenta sua pior crise de custo de vida em décadas, à medida que as reformas implementadas pelo presidente Bola Tinubu reduziram subsídios para eletricidade e combustíveis, enquanto uma desvalorização da moeda diminui o poder de compra.

A inflação em novembro subiu para 34,60% em termos anuais, contra 33,88% em outubro, marcando o terceiro aumento consecutivo mensal.

A Anistia Internacional Nigéria, em um comunicado no sábado, afirmou que, para muitos nigerianos, “ter arroz comum em casa está se tornando um luxo”.

O grupo de direitos humanos com sede em Londres pediu às autoridades que investiguem de maneira rápida, completa, independente e transparente como esses eventos de caridade terminaram em desastre.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Radar em trecho de acidente na BR-116 foi retirado após término de contrato

Por Rafael Saldanha e Luan Leão, da CNN Um acidente na altura do KM 285…

Teleférico “mais íngreme do mundo“ é inaugurado na Suíça

Um espetacular novo teleférico foi inaugurado nos Alpes de Berna, na Suíça. O Schilthorn Cableway…

Quatro pessoas morrem por conta de chuva no estado de SP

As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo neste sábado (21) deixaram quatro…