PM que jogou homem de ponte é indiciado por tentativa de homicídio

CNN Brasil


A Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo indiciou o soldado da PM Luan Felipe Alves Pereira por tentativa de homicídio, nesta quarta-feira (18), por arremessar um homem de uma ponte na Zona Sul de São Paulo no início deste mês.

Além do soldado, outros seis agentes envolvidos no caso também foram indiciados: quatro por prevaricação, um por lesão corporal e outro por peculato culposo, de acordo com fontes à CNN.

O PM Luan Felipe Alves Pereira está preso desde o dia 5 de dezembro. O inquérito policial militar segue para a Justiça Militar, e cabe ao órgão abrir vista para que o Ministério Público de São Paulo (MPSP) possa oferecer denúncia, solicitar novas diligências ou pedir o arquivamento do caso.

Os policiais também respondem na esfera administrativa, que apura a conduta dos envolvidos, segundo a corregedoria. Durante as investigações, o órgão colheu o depoimento dos militares e individualizou a conduta de cada um.

O caso também é investigado em inquérito policial pela Polícia Civil, por meio da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) da 2ª Seccional.

O militar já foi acusado pela morte de um suspeito com 12 tiros após uma perseguição em Diadema, na Grande São Paulo. O caso, que inicialmente tramitou na Justiça Militar, foi encaminhado à Justiça comum, sob suspeita de homicídio doloso, mas acabou arquivado em janeiro deste ano.

Em depoimento, o policial afirmou que o objetivo dele era imobilizar o homem após ele ter, supostamente, resistido a uma abordagem policial. Segundo o PM, a intenção era jogá-lo no chão – e não do muro.

Relembre o caso

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que mostra um policial militar jogando um homem de uma ponte na Zona Sul de São Paulo. O caso ocorreu na madrugada do dia 2 de dezembro no bairro Vila Clara, na região de Cidade Ademar.

Nas imagens, é possível ver um policial pegando uma moto que está no chão e levantando. Outros dois agentes se aproximam. Depois, o primeiro PM encosta a moto perto da ponte. Na sequência, um quarto policial militar chega trazendo o homem. Ele se aproxima da beirada da ponte, segura o homem pela camiseta e o joga no rio. Veja abaixo:

 

A Secretaria da Segurança Pública determinou o afastamento imediato de 13 policiais militares envolvidos na ocorrência e a PM instaurou uma investigação para apurar os fatos.

O governador de SP, Tarcísio de Freitas, repudiou a ação de violência e disse que “providências serão tomadas”.

Pelas redes sociais, o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite disse que determinou o afastamento imediato dos policiais envolvidos na cena “lamentável”.

Em 4 de dezembro, a Corregedoria representou do Luan. O pedido foi aceito pela Justiça Militar no dia seguinte.

Veja a ponte de onde o homem foi jogado pelo policial.

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Gusttavo Lima, Deolane e Nego Di: Relembre famosos com problemas com a Justiça em 2024

Ao longo do ano de 2024, celebridades de diversas áreas estiveram no centro de polêmicas…

Vereador manda irmão gêmeo em diplomação e causa reação na internet

Um fato curioso na diplomação de um vereador eleito em Blumenau, Santa Catarina, chamou a…

França, Itália, Polônia e Irlanda ameaçam acordo Mercosul-UE; entenda

O acordo histórico de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) foi anunciado no…