Poda de bambuzal em Barra do Garças gera revolta em população


O corte de um bambuzal onde moravam dezenas de periquitos em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, tem gerado indignação e revolta dos moradores locais. Isso porque a região é considerada um cartão postal da cidade, que é porta de entrada da Amazônia Legal.

Como o bambuzal ficou após o corte. (Foto: Reprodução)

A poda ocorreu durante essa terça-feira (14). Nas redes sociais, moradores têm promovido um ato em solidariedade ao monumento natural, fortalecendo a ideia de que o bambuzal fazia parte da cultura e memória dos habitantes.

O Primeira Página entrou em contato com Blainy Danilo, secretário do Meio Ambiente em Barra do Garças. Ele disse que existem obras sendo realizadas na região, mas que não tem a ver com a poda da árvore.

“Determinei abertura de processo administrativo para averiguação da poda na árvore, porém, sem qualquer vínculo com obra na cidade”, afirmou o secretário.

O secretário disse que determinou à equipe de fiscalização e análise ambiental que realizem termo circunstanciado dos fatos, com registros fotográficos e, um laudo de dano ambiental.

“Um laudo está sendo emitido por analista ambiental e, fomentará a abertura e estruturação do processo administrativo que irá averiguar os responsáveis pela execução da poda, sua motivação, o por quê da ausência de licença ambiental para o trabalho e eventuais danos ambientais causados”, afirmou.

Os moradores pediram que a Sema-MT (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) averigue o caso. A Sema ainda não se posicionou sobre o caso.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Netanyahu agradece a Trump e Biden por “avançarem“ no acordo de reféns

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump,…

SC: homem morre ao cair de costão entre as praias dos Ingleses e Santinho

Um morador de Florianópolis, de 62 anos, faleceu após cair do costão entre as praias…

arroz, batata, macarrão ou pão?

Depois da comilança nas festas de fim de ano, sempre tem alguém que quer aprumar…