A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (12) operação contra um grupo criminoso especializado no descaminho e contrabando de mercadorias estrangeiras. Mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços em Dourados, a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e em Votuporanga, São Paulo.
A ação é chamada de “Zollfrei”.
Segundo a polícia, as investigações indicam que o grupo estruturou um esquema de importação irregular de mercadorias, para isso, usavam veículos batedores para evitar fiscalizações.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Três Lagoas e um quarto em Votuporanga. Além disso, a justiça determinou o sequestro de valores e ativos financeiros dos investigados, um total de R$ 3,6 milhões.
Durante a ação desta manhã, foram apreendidos documentos, quatro aparelhos celulares e um veículo, bens que podem comprovar a ligação dos investigados com os crimes.
![operacaoZollfrei1](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2025/02/operacaoZollfrei1.jpg)
O início
A investigação começou em 2022, depois da prisão em flagrante de um cidadão paraguaio que transportava mercadorias estrangeiras sem comprovação de regularidade na importação. A análise do material apreendido permitiu identificar outros suspeitos e empresas possivelmente envolvidas no esquema.
Agora, os suspeitos poderão responder por descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa.