A Polícia Penal frustrou uma tentativa de fuga de 15 detentos na Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo, na noite desta sexta-feira (7). O episódio gerou um motim generalizado na unidade prisional, exigindo a intervenção de agentes e apoio da Polícia Militar para conter a situação.
A tentativa ocorreu por volta das 19h, momentos antes do procedimento diário de vistoria predial. Os internos da cela 18, da ala 9, no Raio II, conseguiram abrir o portão da ala e avançaram até a grade do banho de sol, rompendo a estrutura e chegando à quadra. No local, também soltaram a tela de cobertura, tentando alcançar a parte externa da unidade.
O plano foi interrompido por duas policiais penais, que surpreenderam os detentos e acionaram o alarme de emergência. As agentes se dirigiram ao ponto de fuga e realizaram dois disparos de advertência, medida reforçada por outros dois policiais que estavam de plantão, efetuando mais dois disparos para conter a ação.
Diante da rápida resposta da segurança, os presos retornaram às celas. No entanto, a frustração da fuga resultou em protestos dentro da unidade, com batidas de grades, xingamentos aos agentes e atos de incitação ao crime.
Para restabelecer a ordem, a Polícia Penal utilizou munição antimotim e spray de pimenta, impedindo que a revolta tomasse maiores proporções. Servidores de folga e a Polícia Militar foram acionados para reforçar a segurança, enquanto uma contagem foi realizada para confirmar que nenhum detento havia conseguido escapar.
A conferência foi concluída às 21h20, sem registro de feridos. Cinco dos envolvidos já foram identificados e responderão por Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). A Polícia Penal segue investigando a participação dos demais envolvidos na tentativa de fuga.