A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre, nesta quinta-feira (18), dez mandados de prisão e 23 de busca e apreensão na zona oeste da capital contra integrantes de uma quadrilha especializada em furtos e clonagem de veículos alugados.
Denominada “Operação Reditus”, agentes que participam da ação cumprem mandados nos bairros de Jacarepaguá e Campo Grande. Até o momento, sete pessoas já foram presas.
Alguns dos integrantes da quadrilha já haviam sido presos em flagrante entre 2022 e 2023 por furtos de automóveis alugados em locadoras.
A partir das prisões, as investigações da policia revelaram o esquema criminoso e levaram até outros suspeitos pertencentes ao grupo. Dez deles foram identificados, indiciados e tiveram mandados de prisão decretados pela Justiça, além de bloqueio de bens.
O esquema
De acordo com a polícia, um dos integrantes da quadrilha era responsável por alugar automóveis de alto padrão em uma locadora de veículos. Depois, o carro era levado para endereços de outros integrantes da organização, onde era realizada a instalação de um rastreador pelos criminosos.
Posteriormente, um chaveiro produzia uma chave reserva do veículo. O automóvel então era devolvido à locadora e monitorado pelos suspeitos através do rastreador.
A quadrilha então aguardava o veículo ser alugado por outras pessoas para determinarem um momento mais oportuno para roubá-lo.
Com acesso à localização dos automóveis e sob posse da chave reserva obtida, o grupo realizava os furtos.
Após roubado, o automóvel era clonado e revendido para outros estados e para fora do Brasil. Um dos destinos era o Paraguai. Já outros carros eram encaminhados para desmanche, tendo as peças retiradas e comercializadas.
A polícia segue cumprindo os mandados de prisão nesta quinta (18) contra os demais integrantes da quadrilha.
Compartilhe: