Polícias do RJ realizam grande operação no Complexo da Maré


As polícias do Rio de Janeiro realizam uma grande operação no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (29).

A operação Conexão Perdida é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do RJ e conta com as polícias Civil e Militar do estado. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo.

Os agentes cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) do Espírito Santo, que utilizam o território como base estratégica para expandir as práticas criminosas.

Vídeos de moradores mostram a movimentação policial nas comunidades, barricadas incendiadas e vias interditadas no entorno do Complexo. Assista:

Também são cumpridas ordens judiciais em Bonsucesso, Campo Grande, Laranjeiras e em comunidades de Vitória, no Espírito Santo.

A investigação aponta que o grupo extorquia funcionários de empresas provedoras de internet, água e gás, que só podiam atuar nas áreas controladas pela facção mediante o pagamento de mensalidades de até R$ 10 mil.

Para ocultar os valores ilícitos, os criminosos possuíam diversas contas bancárias, incluindo contas de uma casa lotérica e de um “banco paralelo” – uma instituição financeira irregular que operava no Complexo da Maré, oferecendo empréstimos para os moradores da comunidade.

Segundo a SESP-RJ, o “banco paralelo” servia para lavar dinehiro do tráfico de drogas local e de recursos do TCP em Vitória (ES), movimentando R$ 43 milhões em menos de um ano. A Secretaria solicitou o bloqueio de diversas contas bancárias usadas para a lavagem de dinheiro da quadrilha.

As investigações iniciaram em novembro de 2024, após a prisão do traficante Luan Gomes de Faria, na capital capixaba. Ele e o irmão, Bruno Gomes de Faria, são conhecidos como “os irmãos Vera” e são os chefes do TCP no estado. Bruno foi para o Complexo da Maré após a prisão do irmão.

O Centro de Operações Rio (COR) informou que a Avenida Brasil foi interditada nos dois sentidos, por volta das 4h47, em função da ação desta quarta na Maré. A via já foi liberada.

Participam da operação diversas equipes da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da corporação.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tempo fecha no domingo em MT com previsão de temporal

O domingo (27) será marcado por tempo instável e risco de temporal em Mato Grosso.…

Grupo que desviava materiais esportivos da sede da CBF é preso no RJ

Um grupo que desviava materiais esportivos da Granja Comary, sede da Confederação Brasileira de Futebol…

Postura de Francisco abriu porta para reformas na Igreja, diz especialista

O papado de Francisco foi marcado por uma postura de acolhimento e abertura a discussões…