Por ação contra imigração nos EUA, ONU aconselha porte de identificação


Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York foram orientados a levar seus passaportes e credenciais da instituição devido ao receio de possíveis problemas enquanto os Estados Unidos fazem ações de repressão à imigração.

Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, confirmou a medida, dizendo aos repórteres que não se lembrava de isso já ter acontecido antes.

O aviso tinha como objetivo “tranquilizar”, segundo o porta-voz. “É um bom lembrete para os funcionários levarem consigo identificação, incluindo fotos de seus vistos”, adicionou.

Funcionários da ONU receberam um e-mail na sexta-feira (21), que foi visto pela CNN, informando que eles e suas famílias devem levar “uma identificação o tempo todo”, incluindo seu “cartão de identificação das Nações Unidas” ou “uma cópia de seu passaporte nacional com visto G-4”.

“Embora a probabilidade de uma situação exigir que você apresente tais documentos para confirmar sua identidade/emprego permaneça baixa, queremos garantir que todos estejam preparados”, destaca o comunicado, incluindo instruções sobre o que fazer se for detido.

Na coletiva desta terça-feira (25), Dujarric enfatizou ainda que “não há indícios de que haja um ataque contra funcionários da ONU ou funcionários diplomáticos”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fraude em pensão por morte causa prejuízo de R$ 2 milhões

Um dos envolvidos em um esquema fraudulento de recebimento indevido de pensão por morte em…

Análise: proposta europeia para reafirmação na Ucrânia traz riscos elevados

Mesmo antes do encontro tenso do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca no mês…

Feminicídio em SP: homem em saída temporária mata companheira a facadas

Um homem foi preso após esfaquear e matar sua companheira na zona norte de São…