O deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL) voltou a ganhar notoriedade nas redes sociais após compartilhar um vídeo específico com informações distorcidas sobre mudanças que ocorreriam na fiscalização das transações via PIX. O conteúdo já acumula mais de 300 milhões de visualizações, além outros de milhões de comentários e compartilhamentos.
Nos comentários, várias pessoas especularam sobre um possível futuro político para o deputado – figura que se ascende na direita política do país – apontando-o como candidato à presidência em 2026.
Contudo, a resposta para essa especulação é simples: não! Não, o deputado não pode concorrer no próximo pleito presidencial. Mas por qual motivo? O Primeira Página te explica mais abaixo.
⚠️Contextualização: Nikolas foi às redes sociais e colocou à prova as mudanças que iam ocorrer na fiscalização do PIX por meio da Receita Federal. O deputado sugeriu no conteúdo que o serviço poderia ser taxado “no futuro”. Segundo interlocutores do governo federal à imprensa nacional, o vídeo do político mineiro foi crucial para a derrubada da Medida Provisória que previa o monitoramento de movimentações financeiras, incluindo as por meio do sistema de pagamento on-line.
-
Após fake news, Receita Federal descarta fiscalização sobre o Pix
Qual o motivo para Nikolas não ser candidato?
A resposta é simples. Nikolas Ferreira não pode ser candidato à presidência do Brasil em 2026 por causa da idade. O deputado tem 28 anos, e a idade mínima para disputar o pleito presidencial é de 35 anos. Como faz aniversário em maio, nas Eleições de 2026, o político terá 30 anos.
Porém, o futuro da figura na direita brasileira é tangencial. Segundo analistas políticos ouvidos por jornalistas mineiros, Nikolas Ferreira é um possível nome para a disputa ao governo de Minas Gerais em 2026. Para o cargo do Executivo estadual, o deputado terá idade suficiente na disputa.
Entre os políticos mais jovens na bancada federal, Nikolas é um nome chave para direita. Nas discussões, o deputado se coloca como uma figura de oposição ao governo do presidente Lula. Ao continuar como esta figura e ao escalar em discussões que reverberam no país inteiro, a proeminência de Nikolas pode se manter assegurada pelos próximos anos.
Qual a idade mínima para os cargos políticos?
Segundo a legislação brasileira, as idades mínimas para os cargos políticos são:
- 👤 35 anos – presidente, vice-presidente e senador;
- 👤 30 anos – governador e vice-governador;
- 👤 21 anos – deputados federal e estadual, prefeito e vice-prefeito;
- 👤 18 anos – vereador.