A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será transferida para um local fechado devido às temperaturas perigosamente baixas projetadas para capital do país, Washington, D.C., para a segunda-feira (20).
A informação foi dada em primeira mão por fontes com conhecimento direto da preparação da cerimônia à CNN e confirmada pelo republicano, que publicou nas redes sociais que ordenou que o discurso de posse, além de orações e outros discursos, seja feito na Rotunda do Capitólio, a sede do Congresso americano.
As discussões sobre onde realizar o desfile e outras celebrações ainda estão em andamento. No entanto, a equipe de Trump negocia a realização de algumas das festividades na arena Capitol One, onde o republicano sediará um comício no domingo (19).
A equipe de Trump também avalia com o Comitê Conjunto do Congresso sobre Cerimônias de Posse sobre como lidar com as dezenas de milhares de pessoas que planejaram viajar para o National Mall para testemunhar o juramento de Trump.
Qual foi a última posse presidencial nos EUA em local fechado?
A última posse presidencial nos Estados Unidos a ser feita em local fechado foi a do segundo mandato de Ronald Reagan, em 21 de janeiro de 1985, também devido ao frio.
A temperatura externa ao meio-dia naquele dia era de -13 ºC. A mínima da manhã era de -20 °C, e a máxima diurna era de -8 ºC. As sensações térmicas durante a tarde estavam na faixa de -23 °C a -28 °C.
Reagan fez o juramento de posse dentro da rotunda do Capitólio. O desfile de posse foi cancelado naquela ocasião.
Posse de Trump: para quem o presidente dos EUA presta juramento?