Prefeito anuncia medidas emergenciais após fortes chuvas atingirem Cuiabá


Após as fortes chuvas que atingiram Cuiabá nas últimas 24 horas, o prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou, nesta segunda-feira (13), medidas emergenciais para minimizar os impactos nos bairros mais afetados, com destaque para o São Mateus, uma das regiões mais prejudicadas.

O prefeito de Cuiabá, Abililio Brunini, divulgou a adoção de medidas emergenciais. (Foto: Reprodução)

O temporal, que registrou 103 milímetros de chuva, acima da média, provocou alagamentos em ruas e avenidas, deixou moradores em situação de risco e causou prejuízos materiais em várias localidades.

Um dos principais problemas identificados foi a falta de vazão no córrego que liga o bairro São Mateus ao rio Cuiabá. As obras estruturantes na região ainda não foram concluídas, o que agravou os alagamentos.

Abilio destacou que a falta de vazão da água do córrego provocou alagamentos em 14 ruas da região.

Ele informou que duas máquinas já estão no local para realizar a limpeza das bocas de lobo e que outras duas serão deslocadas ainda hoje à tarde para reforçar o trabalho emergencial.

O prefeito determinou o alargamento do córrego e a correção imediata das bocas de lobo obstruídas, além de intensificar o cronograma de limpeza. “Estamos focados em soluções emergenciais para melhorar o escoamento de água”, afirmou Abilio.

Outras medidas

Além das intervenções no córrego, a Prefeitura intensificou a limpeza de bueiros e bocas de lobo em áreas críticas.

Nas primeiras semanas de janeiro, já foram desobstruídas caixas coletoras em avenidas como Prainha, Generoso Ponce, Pedro Celestino e Maria Taquara, com a retirada de aproximadamente 300 quilos de lixo. Contudo, o prefeito destacou que a falta de licitação para obras maiores atrasou intervenções definitivas.

“Nos próximos 10 dias, vamos priorizar a limpeza e o alargamento dos pontos mais críticos, não só no São Mateus, mas em todos os bairros atingidos, para minimizar os danos e prevenir novos problemas”, explicou o prefeito.

A prefeitura está trabalhando em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social de Mato Grosso para atender às famílias desabrigadas e garantir apoio imediato.

Paralelamente, um planejamento abrangente está sendo elaborado para resolver o problema de forma definitiva, com licitações para obras estruturantes que aumentem a capacidade de vazão dos córregos e melhorem o sistema de drenagem urbana.

  1. Árvores caídas, alagamentos e falta de energia: os impactos da chuva em Cuiabá

  2. Chuvas resultam em ruas alagadas em Cuiabá; veja vídeos

  3. Semana começa com sol e possibilidade de chuvas rápidas em MT



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Funai divulga imagens de indígenas isolados em Rondônia e Mato Grosso

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou imagens inéditas da presença de indígenas isolados…

Já temos dupla imune no BBB25? Eva e Renata são as últimas a deixar a prova

Com pouco mais de 6h de prova, a dupla Eva e Renata são as últimas…

Ucrânia lança ataque de drones contra diversas cidades russas

A Ucrânia atingiu regiões russas em ataque de drones e mísseis durante a madrugada desta…