Prefeitura emite alerta de chuva ácida em Cuiabá


A tão esperada chuva, começou a “dar o ar da graça” em Cuiabá. No entanto, a prefeitura publicou um alerta de chuva ácida neste final de semana. O comunicado alerta a população para que não tome banho de chuva porque, em contato com a pele, a água pode causar irritação, principalmente em crianças que têm uma sensibilidade maior.

Alerta de chuva ácida (Foto: Prefeitura de Cuiabá)

Nas primeiras horas da manhã deste domingo (29) Cuiabá amanheceu com tempo fresco, muitas nuvens e chuvas isoladas.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que Cuiabá chegou a ficar mais de 5 meses sem chuvas neste ano. A última chuva havia sido registrada em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação. A primeira chuva após um período de seca pode ser ácida, pois o acúmulo de poluentes na atmosfera durante o tempo seco pode resultar em chuva ácida.

A chuva ácida é causada pela reação de óxidos de nitrogênio e enxofre, que são ácidos produzidos pela combustão de combustíveis fósseis e carvão, com a água.

Essas substâncias são liberadas na atmosfera por incêndios, queima de combustíveis em veículos e lançamento de substâncias por chaminés industriais.

A chuva é considerada ácida quando o seu pH é inferior a 5,5, enquanto que a chuva “normal” tem um pH em torno de 5,6. A água corrente tem um pH de 6,8 e a água pura tem um pH próximo ou igual a 7.

A chuva ácida é mais comum em áreas com alta densidade populacional urbana e com grande concentração de atividades industriais.

A edição extra do Programa Vigiar foi assinada pela Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Hezbollah confirma morte de mais um comandante em ataque de Israel

O Hezbollah reconheceu neste domingo (29) que Nabil Qaouk, comandante da sua Unidade de Segurança…

PF prende suspeito e identifica 250 hectares de área devastada no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou uma nova operação para combater o desmatamento e as queimadas ilegais…

Governo de MT quer converter 30 escolas em cívico-militares

O Governo do Estado, por meio da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), convocou pais…