Presidente da Alemanha dissolve Parlamento; eleições devem ocorrer em fevereiro

CNN Brasil


O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, dissolveu nesta sexta-feira (27) a Câmara Baixa do Parlamento do país para abrir caminho para eleições antecipadas, que devem ocorrer em 23 de fevereiro.

Isso acontece após o colapso da coalizão do chanceler Olaf Scholz.

Ele perdeu um voto de desconfiança no Parlamento no início deste mês após a saída do Ministro das Finanças Christian Lindner, do Partido Democrático Liberal, deixar seu governo sem maioria legislativa.

A votação também deu início à campanha eleitoral, com o conservador Friedrich Merz, que as pesquisas sugerem que provavelmente substituirá Scholz, alegando que o governo em exercício impôs regulamentações excessivas e sufocou o crescimento.

Os conservadores têm uma liderança confortável de mais de 10 pontos sobre o Partido Social-Democrata da Alemanha na maioria das pesquisas. O Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, está ligeiramente à frente do partido de Scholz, enquanto os Verdes estão em quarto lugar.

Os principais partidos se recusaram a governar com a AfD, mas sua presença complica a conta no Parlamento, tornando mais prováveis ​​coalizões difíceis de manejar.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Estoques de vacinas no Brasil estão abastecidos“, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde afirmou nesta sexta-feira (27), em nota, que atendeu a “todas as…

Justiça barra votação secreta para escolha da Mesa Diretora na Câmara de Cuiabá

A Justiça suspendeu, nesta sexta-feira (27), a votação secreta para a eleição da Mesa Diretora…

Voos de deportação dos EUA trazem centenas de migrantes de volta à Guatemala

Cerca de cem imigrantes chegaram à Cidade da Guatemala, capital do país, na sexta-feira (27)…