A presidente do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro afirmou que a apuração da votação neste 2º turno, em Cuiabá, foi uma das mais rápidas do país.
Cerca de 40 minutos após o fechamento da urnas, já havia o resultado matemático, tendo Abilio Brunini (PL), como candidato eleito.
Essa agilidade, segundo a desembargadora, é mérito do aparato tecnológico e da eficiência dos servidores que estão preparados, alinhados e qualificados para a realização do pleito.
Além disso, o fato de não ter a opção para vereador facilita a votação e também proporciona mais agilidade ao eleitor, isso também contribui para um resultado mais rápido, segundo o TRE.
2º turno
Neste domingo (27), os eleitores cuiabanos foram às urnas para escolher o prefeito da capital. O município tem 445.070.
O resultado do pleito foi de 318.451 votos válidos, 4.852 votos brancos, 7234 nulos e 114.533 abstenções. Apesar dos 25,73% de abstenções, a desembargadora acredita que o eleitor está mais consciente.
“O eleitor está sim mais consciente de sua responsabilidade perante as administrações, seja ela municipal, estadual ou federal. Quanto ao número de abstenções, vamos buscar mecanismos para reduzir este índice, porém, entendemos que também é algo referente ao comportamento do eleitor, não podemos afirmar o real motivo, mas o TRE-MT vai investigar”, comentou a desembargadora.
Ocorrências
Segundo a desembargadora, neste domingo, apenas duas ocorrências foram registradas. No entanto, as infrações foram resolvidas de forma rápida.
-
Abilio Brunini (PL) é eleito prefeito de Cuiabá com quase 54% dos votos