Após um longo período de estiagem a população de Sapezal teve o privilégio de presenciar no último sábado (14.09) a tão esperada chuva e com ela sentir o famoso cheiro de “terra molhada” que nos proporciona uma sensação única. O clima mais ameno e fresco tomava conta do município e após algumas horas de ventos tranquilos finalmente a cidade foi levemente coberta, durante alguns minutos, pela chuva que amenizou a poeira e trouxe a expectativa para o povo sapezalense do fim do período de seca.
A quantidade da precipitação ainda não foi o suficiente para deixar a população satisfeita e para solucionar os problemas provenientes desse período, como a poeira, no entanto a boa notícia é que a amostra de sábado realmente foi a abertura do período chuva, a previsão segundo o site Clima Tempo é que a partir de quarta-feira (18.09) a umidade do ar começa a aumentar e a partir do dia (25.09) possa chover todos os dias restantes do mês de setembro de forma gradativa, ao menos uma vez ao dia.
O fim do período da seca é um momento muito aguardado pela população pois todos estávamos enfrentando uma fase de problemas respiratórios, altas temperaturas, doenças provenientes do clima, queimadas e diversos outros problemas que com a chegada da chuva serão solucionados automaticamente. A chuva também é muito aguardada pelos produtores rurais para que possam iniciar o plantio da soja.
Todas as condições climáticas exigem cuidados necessários com a saúde, uma dica relacionada a esse período é não tomar o famoso banho de chuva nessas primeiras precipitações pois pode acontecer o fenômeno que é conhecido como “chuva preta” que ocorre quando uma imensa quantidade de gases e partículas de poluentes no ar se une à água das nuvens, quando chove, as partículas de poluição despencam junto. Se por um lado a atmosfera pode ficar mais limpa e a qualidade do ar, melhor, a água preta causa bastante estranhamento. No Brasil, o fenômeno está acontecendo com certa frequência por conta das queimadas que assolam o país.