Uma carga com poder de destruição equivalente ao de artefatos usados na mineração pesada foi apreendida na noite dessa segunda-feira (21) durante uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Exército Brasileiro.
A ação ocorreu por volta de 20h no posto da PRF em Poconé, a 104 km de Cuiabá, na BR-070, e resultou na interceptação de um caminhão que transportava mais de 12 toneladas de explosivos de forma irregular.
O veículo seguia em direção ao município de Cáceres quando foi parado pelos agentes.
Ao abrirem a carroceria, os policiais se depararam com um carregamento composto por 9 mil quilos de emulsão explosiva, 3 mil quilos de emulsão encartuchada, além de 500 metros de cordel detonante, estopins e espoletas – tudo sem cumprir as exigências legais de segurança para transporte.
O Comando de Fronteira Jauru/66º Batalhão de Infantaria Motorizado foi acionado para prestar apoio técnico. Após a análise, o material foi imediatamente apreendido e as empresas envolvidas na operação foram autuadas.
De acordo com o Exército, será aberto um procedimento administrativo para apurar os fatos e decidir se a carga poderá ser regularizada ou terá que ser destruída. As empresas responsáveis responderão por infrações administrativas e podem ser proibidas de operar temporariamente.
A operação reforça o papel estratégico da integração entre as forças de segurança no combate ao transporte irregular de materiais perigosos em Mato Grosso — um estado que abriga rotas logísticas importantes e sensíveis.
-
Mulher tem orelha arrancada pelo marido durante briga
-
Motociclista morre em batida com carro na BR-364 em Várzea Grande
-
13 suspeitos de tráfico interestadual de drogas são presos em MT