Já são mais de 5 meses sem chuva em Cuiabá. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) identificou que a última chuva caiu na capital em 17 de abril, quando houve 4.30 mm de precipitação. No entanto, neste domingo (22) começa a primavera e, enfim, há chances de chuvas em Mato Grosso.
Conforme a agência Climatempo, setembro terá chuva dentro da média nas áreas a oeste, sul e sudeste, e um pouco abaixo da média no centro e norte do estado. Veja no mapa:
A estação, como um todo, tende a ser mais quente do que o normal, na maioria das áreas de Mato Grosso, incluindo Rondonópolis, Sinop e região.
No oeste e sul do estado, incluindo a região de Cuiabá, de Tangará da Serra e de Cáceres, a tendência é de temperatura dentro da média.
Todavia, a agência reforça que haverá várias situações de calor intenso, mas não necessariamente de onda de calor, como vivenciamos com frequência durante todo o inverno.
La Niña
O fenômeno La Niña vai se estabelecer ao longo da estação, porém só deve estar completamente formado no fim de novembro.
Esse fenômeno tende a reduzir as chuvas nas áreas ao sul e oeste de Mato Grosso, mas conforme o Climatempo, o evento desta primavera deve ser de fraca intensidade.
Retorno da chuva regular
A previsão da Climatempo é de que a região do Pantanal, de Cuiabá e toda a faixa oeste de Mato Grosso já comece a ter pancadas de chuva regulares no decorrer da primeira quinzena de outubro.
Na região de Rondonópolis, Tangará da Serra e noroeste, divisa com o Amazonas, a chuva deve ficar mais frequente na segunda quinzena de outubro.
Na região de Sinop, Barra do Garças, a expectativa é de que a chuva aconteça com regularidade no decorrer da primeira quinzena de novembro. No extremo nordeste do estado, a chuva deve regularizar na segunda quinzena de novembro. Veja no mapa:
Previsão de temperatura
No centro e norte de Mato Grosso, incluindo a região de Sinop e todo o nortão de Mato Grosso, outubro e novembro ainda serão meses bem quentes, com temperatura um pouco acima da média para cada mês. Dias com calor na casa dos 40°C continuam a ocorrer. Dezembro também terá temperatura um pouco acima da média.
Já na região de Cuiabá e de Cáceres, a temperatura deve ficar um pouco acima da média em outubro. Em novembro e dezembro, a temperatura tende a ficar próxima da normalidade, o que significa um calor constante, como é comum durante a primavera.
Na região de Rondonópolis, e em todo o Sudeste e Leste de Mato Grosso, a previsão é de que a temperatura fique um pouco acima do normal nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Veja na evolução dos mapas:
*Com informações Climatempo
Chuva está chegando!
Para algumas regiões do interior de Mato Grosso, a população teve alívio com a chuva chegando nessa quinta-feira (19) e também nessa quarta-feira (18). Conforme vídeos recebidos pela reportagem, a chuva já chegou em Rondonópolis, Alta Floresta, Primavera do Leste, Mirassol d’Oeste, Sinop, Barra do Bugres, Campo Verde, Pontes e Lacerda, Sorriso, Cáceres e na Comunidade Rural Tupã, em Brasnorte.
-
Ela está chegando a Cuiabá! Veja vídeos de chuvas em 11 localidades de MT
-
Cuiabá amanhece com temperatura amena e vento fresco, será que é chuva?