O Primeira Página foi o segundo colocado no 13º Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental. A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira (6) em Campo Grande.
A reportagem premiada é uma produção especial de José Câmara, editor executivo do Primeira Página. Intitulada “Da incerteza à dignidade: a luta pela água que mantém a vida”. A matéria foi publicada em 2 de novembro deste ano e aborda as dificuldades enfrentadas em busca de soluções sustentáveis para garantir o acesso à água.
De forma humanizada, a reportagem multimídia apresenta os desafios e conquistas dos moradores da maior ocupação habitacional de Mato Grosso do Sul: a Homex. O conteúdo também apresentou dados inéditos que mostram como as ampliações nos acessos à água tratada e ao esgoto sanitário refletiram na queda de doenças relacionadas à veiculação hídrica em Campo Grande.
Não foi só o Primeira Página que foi premiado. O +Natureza, programa da TV Morena, também recebeu a premiação na categoria “telejornalismo”. A reportagem conduzida pela jornalista e apresentadora Thayná Oliveira mostra quem são os “Produtores de Água”, em Mato Grosso do Sul.
A equipe vencedora do +Natureza é composta pelos profissionais da TV Morena: Mariane Katayama, na edição, Jaqueline Bortolotto, na coordenação e direção, Ariovaldo Dantas, nas imagens, e Bruno Batista, com o auxílio técnico.
Prêmio Águas de Jornalismo Ambiental
Neste ano, a premiação recebeu o número recorde de inscrições em cinco categorias diferentes, ao todo foram 103 trabalhos submetidos. Após, uma banca escolheu os 10 finalistas para receberem os prêmios de Webjornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Fotojornalismo e Radiojornalismo.
Realizada anualmente pela Águas Guariroba, a premiação tem como objetivo incentivar a produção de reportagens sobre saneamento básico e suas relações com a saúde pública e o meio ambiente em busca da sustentabilidade, reconhecendo a importância do trabalho do profissional de imprensa.