A primeira semana da primavera deve ser de tempo seco e calor de até 40°C, em todo o estado de São Paulo, devido a uma massa de ar seco no país. O fenômeno deve voltar a deixar o tempo estável e até pelo menos quinta-feira (26) não deve chover.
De acordo com a previsão do instituto meteorológico Climatempo, a partir desta segunda-feira (23) os dias devem ser muito parecidos no estado paulista, com algumas aberturas de sol, pouca, quase nenhuma nuvem no céu e calor durante as tardes.
As temperaturas no interior paulista voltam a chamar atenção com números que podem chegar aos 42°C, na quinta-feira (26). No oeste, norte e nordeste do estado, regiões de Presidente Prudente, Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas podem atingir os 38 °C já nesta segunda-feira (23).
Já na porção central do estado, abrangendo as regiões de Bauru, Campinas e São Carlos, os termômetros podem chegar aos 38 °C ou 39 °C na quinta-feira (26). O Climatempo ressalta que essas condições previstas podem aumentar o risco para novos focos de incêndio, sobretudo no interior de São Paulo.
Além disso, a tendência é que vários dias consecutivos tenham umidade entre 20 e 12%, com concentração de poluentes e pouco vento significativo. Por isso, a qualidade do ar pode ficar novamente comprometida no estado.
A cidade de São Paulo também deve registrar temperaturas altas com a capital, região de Sorocaba e Vale do Paraíba com previsão de 33 °C para esta segunda-feira (23). A expectativa é de que a temperatura chegue aos 36 °C na quinta-feira (26).
Já no litoral sul e a baixada santista, a expectativa é de mais nebulosidade e, por isso, deve haver o registro de temperaturas mais amenas nos próximos dias. No litoral norte, o predomínio é de sol e calor, com temperatura podendo subir mais na quinta-feira (26) e máxima em torno dos 32 °C.
A chuva deve retornar somente na sexta-feira (27) com a formação de áreas de instabilidade devido à formação de uma nova frente fria. A previsão é de aumento da nebulosidade no estado e condições para fortes rajadas de vento, entre 40 e 60 km/h.
Há chance de pancadas generalizadas de chuva em todas as regiões, que podem vir acompanhadas por raios e quedas de granizo. O calorão mais intenso “diminui”, mas permanece abafado, com temperaturas acima dos 30 °C em praticamente todo o estado, com exceção da faixa litorânea.