A decisão do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de desistir da disputa eleitoral de 2024 não teve a ver com nenhum problema médico, disse uma autoridade da Casa Branca à CNN.
Além de consultas diárias com seu médico, que nos últimos dias tiveram a ver com o monitoramento de um diagnóstico de Covid-19, Biden não fez exames médicos significativos, enquanto ele deliberava sobre seu futuro político, pontuou a fonte.
Questões médicas, em última análise, não foram um problema.
Biden havia dito que problema de saúde o faria repensar
Mesmo na semana passada, Biden sugeriu que um novo problema de saúde seria a única coisa que poderia fazê-lo reconsiderar a busca por um segundo mandato, já que a pressão pública sobre ele para desistir continuava a aumentar.
“Se eu tivesse algum problema médico que surgisse, se alguém — se os médicos viessem até mim e dissessem que você tem esse problema, aquele problema. Mas cometi um erro sério em todo o debate [da CNN]”, disse o presidente a Ed Gordon, da BET News, em uma entrevista na terça-feira.
O último exame físico anual do presidente foi em fevereiro.
A Casa Branca foi criticada por se recusar a tornar públicos mais registros médicos de Biden ou a disponibilizar seu médico para questionamentos, depois que seu desempenho desastroso no debate gerou alarme sobre sua saúde.
Biden é primeiro presidente dos EUA a desistir de reeleição em mais de 5 décadas
Compartilhe: