Procurador do TPI é acusado de tentar abafar caso de má conduta sexual


O procurador-geral do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, teria agido para derrubar uma denúncia de má conduta sexual contra ele próprio, indicam documentos obtidos pelo jornal britânico The Guardian.

A investigação interna da corte apura um relato de uma funcionária do tribunal, que afirma que Khan teria a tocado sexualmente de maneira indesejada, além de um suposto incidente em que o procurador-geral teria “pressionado a língua” no ouvido da mulher.

Khan negou todas as alegações.

Em uma publicação no X, o procurador disse: “Não há nenhuma verdade nas sugestões de tal má conduta. Trabalho em diversos contextos há 30 anos e nunca houve uma reclamação desse tipo feita contra mim por ninguém “. Ele ainda afirmou estar disposto a fornecer qualquer informação à organização responsável pela investigação independente.

O jornal britânico ouviu relatos de quatro funcionários do TPI que afirmaram ter testemunhado o procurador pressionando a vítima para que ela não prosseguisse formalmente com as alegações. As supostas tentativas então teriam sido feitas por através de telefonemas e posteriormente pessoalmente, depois que Khan soube que as autoridades do tribunal sabiam sobre o caso.

O Tribunal Penal Internacional é a organização responsável por investigar denúncias contra possíveis crimes de guerra, contra a humanidade ou contra os direitos humanos.

A atual administração de Khan é reconhecida pelos pedidos de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, acusado de participar do sequestro e deportação de crianças ucranianas para Rússia.

O procurador-chefe também é responsável pelo pedido de prisão impetrado no TPI contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e outras autoridades de Israel e do Hamas. 

Ainda segundo o Guardian, a vítima teria expressado preocupação com possíveis retaliações. Ela não teve a identidade revelada.

(Sob supervisão de Salvador Strano) 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…

Operação da PM apreende fuzis e granadas em comunidade do RJ

O Batalhão de Operações Policiais Especiais realizou, neste sábado (23), operações simultâneas nas comunidades Rio…

Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo

A exposição “Bem-Aventurados: Arte Cristã” será aberta às 9h, neste domingo (24), no Museu de…