Projeto de ressocialização cria “estações de rádio“ em unidades prisionais no ES

CNN Brasil


A Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus) inaugurou nessa terça-feira (10) a oitava estação de rádio dentro de unidades prisionais no estado. O lançamento aconteceu na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), integrante do Complexo Prisional de Xuri.

A iniciativa busca promover a ressocialização dos internos por meio de uma programação diversificada, incluindo conteúdo educativo, informativo e de entretenimento. A grade aborda temas como saúde, religião, rotina prisional e música, sempre com a supervisão dos servidores da unidade.

O sistema prisional capixaba já conta com oito rádios em funcionamento. A Sejus planeja expandir o projeto para todas as 37 penitenciárias do estado. A “Rádio Black” recebeu esse nome em homenagem ao servidor Wenderson Graciano Corrêa, que dedicou 15 anos de sua carreira ao sistema prisional.

O estúdio da rádio foi construído pelos próprios internos, utilizando materiais provenientes de doações, incluindo a madeira que reveste o espaço, produzida na marcenaria da unidade prisional.

A programação da rádio é conduzida por internos selecionados e treinados por Odair da Silva Loureiro, um egresso do sistema que atuou como locutor na Rádio PRL, da Penitenciária Regional de Linhares, e na Rádio Vox, do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares.

Entre os destaques da programação, está o quadro “Família em Foco”, que transmite mensagens de áudio de familiares aos internos, com o objetivo de fortalecer os laços afetivos. O “Momento Reflexão” oferece conteúdo religioso com pregações e reflexões espirituais, enquanto o “Black Gospel” apresenta uma seleção de músicas gospel. Além disso, a rádio veicula informações sobre saúde, educação e esportes, além de curiosidades e entrevistas.

A próxima rádio a ser inaugurada pela Sejus será no Centro Prisional Feminino de Cariacica, cuja estrutura já está em fase de testes.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Quem diria? Pé de frango brasileiro se torna iguaria valiosa na China

Os pés de frango, um subproduto da carne no Brasil, são uma iguaria valorizada na…

Rebeldes da Síria trabalham para proteger possíveis locais de armas químicas

Abu Mohammad al-Jolani, líder rebelde da Síria, disse que sua equipe está trabalhando com organizações…

Polícia continua buscas a suspeitos de matarem empresário em Rondonópolis

A Polícia Militar de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, continua as buscas aos suspeitos…