A TV Centro América, Sesi e diversos parceiros assinaram, nessa quarta-feira (26), a renovação do convênio para realização do Multiação para 2025, projeto que leva dignidade por meio de serviços básicos oferecidos às comunidades em vulnerabilidade social.
Rosana Aparecida Constantino chegou cedo para garantir seu lugar na fila, no dia em que participou do Multiação. O óculos que usa atualmente é resultado da consulta com o oftalmologista durante a iniciativa, realizada no ano passado.
“Meus tão sonhados novos óculos, doados, gratuitamente, perfeitos, com exame e tudo: meus óculos de vista. Eu, hoje, vejo perfeitamente”, disse ela.
O projeto completou 11 anos, alcançando 600 mil atendimentos que contribuíram para a redução da desigualdade de acesso à saúde, cidadania, educação e lazer.
Em 2024, o Multiação foi realizado em cinco cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
O último ocorreu na praça do Bairro Altos do São Gonçalo, em Cuiabá. Na ocasião, foram realizados mais de 30 mil atendimentos. O resultado da iniciativa ainda está no local: os moradores aproveitaram as doações de mudas e plantaram ipês, pés de maracujá, tamarindo e caju.
Entre os serviços oferecidos, os mais procurados são as consultas de saúde. O projeto também oferece serviços de cultura e cidadania.
“Falta o básico para muitas pessoas. É momento de levar não só saúde, mas educação, por isso, levamos do tanto Senai quanto do IEL, para ajudar até naquela vaga de emprego que está faltando. Um ambiente para a criançada passarem o dia diferente, uma alimentação diferenciada. É isso o Multiação” disse Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi-MT.
“No início, o projeto era exatamente isso, focado na saúde. Mas, tomou uma proporção tão grande que veio assessoria jurídica, que veio cultura, que veio entretenimento. Então, é um grande projeto. É claro, sempre focado na área da saúde, pois de fato, as pessoas são muito carente nesse setor”, comentou o diretor de programação da TV Centro América, Ulisses Serotini.
O Multiação é realizado pelo Sesi MT e pela Rede Mato-grossense de Comunicação, com o apoio de mais de 40 parceiros. A assinatura de renovação de convênio dos parceiros com o projeto foi realizada no Auditório da Federeção das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
Além deles, parceiros de longa data do projeto, participaram do evento, como é o caso do Laboratório Carlos Chagas Sabin, representado pelo gestor regional, Emerson Araújo.
“Nós conseguimos dar acesso a uma população que tem muita dificuldade de atendimento via sistema público de saúde. Então, é muito gratificante quando nós vemos histórias de pessoas já idosas e que dizem que nunca conseguiram um exame de sangue na vida. Então, você vê uma carência, uma fragilidade ainda muito grande. E participar disso, para nós, é muito orgulhoso.”
Novos parceiros também marcaram presença. Entre eles, o Hospital H-Bento, representado pela gestora de atendimento, Caroline Comelli.
“Estamos muito honrados com a participação e com parceria. Serão oferecidos consultas, exames e pequenos procedimentos também. Multiação é um projeto social bem conhecido, bom para todas as empresas que participam e muito bom para a comunidade também. O hospital H-Bento é um hospital novo, que começou em 2021 e assim vem ganhando espaço em Cuiabá. Então, isso é um retorno para comunidade.”
-
Foi picado por uma serpente? Saiba o que fazer para evitar complicações