Uma iniciativa que comove e inspira: um projeto social tem levado momentos de alegria e esperança aos pacientes do Hospital de Câncer MT, em Cuiabá, com cavalos.
Promovido pelo Regimento de Policiamento Montado da PMMT (Polícia Militar de Mato Grosso) desde junho de 2023, o cavaloterapia visita a unidade, proporcionando uma experiência única e terapêutica aos pacientes e seus familiares.
A ação também beneficia outras instituições como o lar de idosos Abrigo Bom Jesus; a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); o Lar Doce Lar (pessoas com deficiência em regime de abandono); além de outras entidades de forma esporádica como escolas e associações de idosos, na capital.
O objetivo é promover a interação entre humanos e equinos como ferramenta de bem-estar e a saúde emocional.
Ao Primeira Página, o major da PM, Matheus Simionato Schwingel explica que a presença dos cavalos em um ambiente hospitalar, muitas vezes associado a sofrimento e dor, traz um toque de leveza e esperança, o que alivia o estresse e a ansiedade dos pacientes.
O policial militar ressalta ainda que a interação com os cavalos traz vários benefícios, tantos físicos quanto emocionais, como:
- Redução da ansiedade;
- Estímulo à socialização;
- Sensação de acolhimento.
Cavalos com alma de terapeutas
A seleção dos cavalos é criteriosa e leva em consideração o temperamento dócil, a sensibilidade para lidar com pessoas e a capacidade do animal em se manter calmo em ambientes movimentados e desconhecidos.
Um dos destaques do projeto é o cavalo Attack que tem a facilidade de interagir com os pacientes.
“Não é qualquer cavalo que pode participar dessa ação. Atualmente, contamos com vários treinados para esse trabalho. Geralmente são cavalos mais velhos que já vém com a experiencia e dessensibilização do próprio policiamento montado. O Attack, se destaca sendo um dos favoritos nos encontros”.
As visitas ao hospital são realizadas em horários mais tranquilos, que não interfiram nas rotinas médicas, como o período da manhã ou a noite. Cada encontro é único e proporciona momentos de alegria e conforto aos pacientes.
“O projeto reforça o compromisso do Regimento de Policiamento Montado com a responsabilidade social e o cuidado com a comunidade. É uma forma de demonstrar que, além de atuar na segurança pública, também podemos contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar emocional de quem mais precisa”.
-
Flagra fofo do dia: cutias saboreando frutos e se divertindo no parque
-
Wicked, do brilho do teatro ao encanto das telas, a magia continua
-
Corredor da Onça: espaço reúne cerca de 5 mil onças-pintadas de diversas regiões do Brasil