Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo alvo de golpistas que prometem agilizar a devolução de mensalidades descontadas indevidamente. O Ministério da Previdência Social alerta que não envia links por e-mail, mensagens ou qualquer outro meio para tratar de “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas”.
Os valores descontados em abril ficaram retidos, conforme a Controladoria-Geral da União (CGU), e serão devolvidos automaticamente na folha de pagamento de maio, cujo pagamento ocorre entre 26 de maio e 6 de junho. Não é necessário fazer nenhum tipo de solicitação.
Já as mensalidades anteriores a abril, descontadas sem autorização, estão sendo analisadas por um grupo de trabalho da Advocacia-Geral da União (AGU), que definirá a melhor forma de ressarcimento.
O Ministério reforça que não há cobrança de taxas ou necessidade de intermediação para receber os valores de volta. Segurados devem ficar atentos e denunciar abordagens suspeitas.
Leia mais
-
Como cancelar descontos indevidos no INSS e pedir reembolso
-
AGU cria força-tarefa para recuperar R$ 6,3 bilhões de aposentados do INSS
-
Presidente do INSS é exonerado por suspeitas de fraudes
-
Descontos automáticos em contas de aposentados serão suspensos
-
Começa antecipação do 13º para aposentados e pensionistas
-
PF e CGU fazem operação contra descontos irregulares no INSS
- !
- no X!
- no WhatsApp!
- no grupo do WhatsApp!
- com os amigos!
- com todos!
- X