Promotoria de justiça de Sapezal estuda possível implantação de regras para a condução de bicicletas elétricas

Em diversos outros estados do país já existem fiscalizações para esse meio de locomoção.

O uso de bicicletas elétricas como meio de locomoção tem tido um aumento significativo na cidade de Sapezal e também no Brasil nos últimos anos, por se tratar de um transporte com custo mais acessível e facilitar a vida da população que precisa se deslocar no dia-a-dia para trabalhar, levar as crianças para escola, ir ao supermercado, dentre outras demandas que todos nós precisamos realizar frequentemente.

Seriam necessários diversos parágrafos para dissertar sobre os benefícios encontrados nas bicicletas elétricas, nos patinetes também elétricos ou em vários outros modelos desses meios de locomoção que vem surgindo na atualidade, contudo hoje o assunto é sobre segurança no trânsito e a preocupação que essa modalidade de transporte vem causando nos órgãos responsáveis de nossa cidade.

Frequentemente são registradas ocorrências envolvendo bicicletas elétricas, inclusive recentemente em Sapezal uma jovem veio a óbito após um acidente de trânsito em que ela conduzia a bicicleta em questão. O fato é que os órgãos municipais compreendem que acidentes de trânsito podem acontecer a qualquer momento e com qualquer meio de locomoção, porém a preocupação se refere à que a maioria dos condutores de bicicletas elétricas não possuem orientações básicas necessárias sobre as leis de trânsito e muitas vezes se tratam até de menores conduzindo colocando assim a sua vida e a de terceiros em risco.

No intuito de orientar e conscientizar a população o promotor de justiça da cidade de Sapezal, Dr. Álvaro Schiefler estuda possibilidades para implantação de regras e fiscalizações para os condutores de bicicletas elétricas bem como outros meios de locomoção que se enquadram nessa questão e que hoje não são fiscalizados por nenhum órgão de trânsito.

A ideia a princípio seria uma espécie de capacitação em forma de orientação aplicada aos condutores e que posteriormente o mesmo receberia uma “carteirinha” com a permissão para utilizar o meio de transporte, sem dúvidas com a devida orientação a população teria um comportamento adequado ao conduzir as bicicletas elétricas, andando na via correta, respeitando as placas e as sinalizações.

Outro ponto que o promotor de justiça mencionou foi com relação ao uso de capacetes que é um dispositivo de segurança muito necessário e eficaz quando se trata da preservação da vida, ele usou como exemplo a implantação do cinto de segurança nos veículos, que no início houve muita resistência e já hoje em dia todos sabem o quanto ele é indispensável e que salva vidas.

Enquanto essa ideia ainda está em andamento, a nossa dica é que vocês ciclistas pesquisem sobre as regras básicas de trânsito, respeitam a velocidade, usem capacete e tenham sempre atenção ao conduzir. Concordamos que todos precisam e merecem ter um meio de locomoção que “caiba em nosso bolso” e que facilite nosso dia-a-dia, porém é necessário consciência e responsabilidade para preservar a vida de todos.

VEJA MAIS

Contra superlotação dos presídios, Reino Unido começa a soltar presos antes do fim da pena

O governo do Reino Unido iniciou a liberação de presos antes do término de suas…

Bandidos fazem arrastão em saída de festa infantil em SP

Uma quadrilha de oito homens armados e montados em quatro motocicletas assaltou famílias que saíam…

Servidor público é encontrado morto dentro de casa em Várzea Grande

Antônio Barros de Oliveira, de 48 anos, foi encontrado morto a facada dentro de casa,…