Propaganda no rádio está ainda mais consolidada como mídia de influência, aponta estudo


Anunciar no rádio tem se tornada uma fonte fixa de alcance para os anunciantes. Isso é o que aponta o estudo Inside Audio, 2024. Os dados levantados no país, mostram que 83% dos ouvintes de rádio, escutaram campanhas ou outras ações publicitárias em algum formato de áudio. Mas para além disso, do total de entrevistados, 54% foram impactados por comerciais entre os programas e as músicas e 25%, por ações feitas por locutores.

Rádio atravessa gerações e faz parte do cotidiano de muita gente.

Logo, além de ouvir e ter esse poder de alcance do público, as propagandas radiofônicas, conforme o estudo, são ferramentas persuasivas de compra e uso de serviços e produtos.

Observe no gráfico, o que isso demonstra em porcentagem geral dos entrevistados.

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Fonte: Pesquisa Especial Inside Audio 2024

Considerando os dados, adicionar o rádio em uma campanha crossmedia, através de diferentes mídias e plataformas, pode ser um grande diferencial para uma estratégia de sucesso.

Os números evidenciam a força do veículo, ainda mais se este for combinado com outros meios. Em um universo cada vez mais hiper conectado e multifacetado, uma experiência em diversas dimensões publicitárias para consumo de conteúdo é essencial para se estar presente na jornada do consumidor.

O Target Group Index mostra o resultado do alcance no mercado cuiabano quando alguns meios como redes sociais, streaming de áudio (AOD), streaming de vídeo (VOD), mídia outdoor (OOH) e televisão são combinados com o rádio estrategicamente.

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De acordo com o gráfico, a junção das redes sociais e o rádio representa um acréscimo de 7%, com o audio on demand o acréscimo é de 20% na campanha, ao adicionar o rádio em uma estratégia de vídeo on demand o acréscimo chega a 22% e em uma campanha de Mídia Out Home (OOH) o acréscimo com o rádio é de 6%.

Quando as estratégias combinam televisão e rádio, o alcance na população de Cuiabá pode atingir impressionantes 96% do público.

Segundo a Kantar IBOPE Media, “não há dúvida que as marcas estão atentas às oportunidades que se abrem com o rádio e o áudio. As projeções de investimentos para o segundo semestre do Painel Marketing Trends apontam que 74% dos CMOs vão apostar no áudio como um todo, 61% irão criar ações para o rádio e outros 61% vão alocar verbas para podcasts”.

O que o futuro nos espera?

Conforme Fernando Morgado, consultor e palestrante com mais de 15 anos de experiência nas áreas de mídia e inteligência de negócios, um dos atributos que mais se destaca quando a gente estuda a história do rádio é a inovação, o rádio sempre foi inovador.

“O Rádio foi o primeiro meio eletrônico do mundo. O rádio foi o primeiro meio móvel do mundo. O rádio se renovou com a FM, se renovou com transistor, com rádio no carro, com a internet, com smartphone, se renovou com todas as novas tecnologias que apareceram. Se adaptou como nenhum outro meio e hoje ensina os outros meios como eles devem se adaptar”, reflete Morgado sobre o cenário atual.

Mesmo vivenciando um mundo cada vez mais conectado e visual, o rádio permanece um meio essencial e acessível para os cuiabanos por sua capacidade de se transformar.

DIA MUNDIAL DO RADIO ok

Isso se vale pelo fato de que, o veículo possui uma confiança consolidada e uma conexão emocional forte. O rádio não apenas continua a ser uma fonte vital de informação e entretenimento, mas também se adapta às novas demandas do público, integrando-se ao ecossistema digital.

Para os ouvintes, o futuro do áudio promete ser ainda mais rico e diversificado. Com a crescente oferta de conteúdos, cada vez mais personalizados e acessíveis, o áudio se consolida como um companheiro indispensável no dia a dia.

Para as marcas, o áudio representa uma oportunidade única de se conectar com o público de forma mais profunda e significativa. Ao investir em estratégias de comunicação que combinem o tradicional com o digital, é possível alcançar resultados expressivos e construir marcas mais fortes e relevantes.

Não sabemos como o futuro será, todavia, os moldes em que o rádio e do futuro do áudio se encaminham leva a crer que a adaptação será leve e continua, incorporada ao cotidiano das pessoas. Ao explorar as infinitas possibilidades que esse universo oferece, podemos construir um futuro ainda mais sonoro e envolvente.

Por isso, viaje nas ondas da Centro América Fm e se descubra um futuro cada vez mais easy.





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