Agentes das Forças de Segurança Pública de Mato Grosso cumprem, nesta quinta-feira (12), 54 mandados judiciais contra uma quadrilha que operava um esquema sofisticado de tráfico de drogas, usando caminhões e carretas.
São cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 13 de busca e apreensão domiciliar, 14 bloqueios de contas bancárias e 14 sequestros de veículos, entre carros, motocicletas e carretas. Os investigados respondem pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande e são cumpridas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Lacerda e Pedra Preta.
Também há cumprimentos em Ponta Grossa (PR) e no estado de Rondônia.
Operação Carga Branca
A operação é decorrente de investigações que começaram em 2020, após a apreensão de 450 tabletes de cocaína, encontradas no interior de um caminhão, revelando um esquema complexo, que utilizava veículos de transporte para movimentar grandes quantidades de drogas.
As investigações identificaram a constituição de empresa em Rondônia para lavagem de dinheiro, com movimentação de R$ 4.410.336,36 durante o período de menos de um ano, sendo apurado que os investigados adquiriam veículos de grande porte para o transporte de drogas.
Na apreensão que deu início às investigações, foi identificado que o caminhão foi adquirido especificamente para o transporte de cocaína. As transações financeiras relacionadas ao veículo levantaram suspeitas adicionais sobre a rede criminosa, com a identificação das lideranças.
Durante o período de investigação foram apreendidos três veículos com grande quantidade de drogas em Mato Grosso.
Com base nas provas coletadas, a operação tem como foco a identificação e prisão de envolvidos no esquema de tráfico que dissimulava o transporte de drogas entre estados.
-
Incêndios em MT prejudicam voo, tráfego em rodovias e comunicação
-
MS e MT têm capitais entre as mais secas e quentes do país