Uma castanha no café da manhã ou no lanche da tarde sem cai bem! O que não foi muito digesto foi a treta nas redes sociais sobre o “verdadeiro” nome dado a castanha, que é uma das maiores riquezas do Brasil. Afinal, qual a nomenclatura correta do fruto? O Primeira Página te explica!
🌱Antes da explicação, um contexto: O assunto sobre o nome da castanha ganhou as redes sociais após o ator Adanilo participar do programa da Globo “É de Casa”, nesse sábado (4).
➡️ O manaura mencionou a castanha-da-amazônia como um dos ingredientes. Logo após, a apresentadora o corrigiu dizendo que o fruto é conhecido na região Sudeste como castanha-do-Pará.
➡️ O ator brincou, dizendo que o fruto tem vários nomes. Após a repercussão, a ex-BBB paraense Alane se manifestou nas redes sociais, defendendo o nome pelo qual a castanha é conhecida.
Afinal, qual o nome correto?
Para resumir: não há um só nome correto! De acordo com especialistas, as nomenclaturas indicam a resistência e a riqueza cultural do fruto em cada um dos estados.
O nome da castanha mostra a complexidade da produção na região amazônica. Recentemente, o termo “castanha-da-Amazônia” tem ganhado força, refletindo a ampla produção e a origem geográfica do fruto.
Os termos possuem origens e contextos bem diferentes. Evidenciar o nome de um estado faz parte do processo de reconhecimento cultural e econômico do fruto que é rico na região Norte.
Embora o nome “castanha-do-Pará” seja amplamente utilizado, a situação não é tão simples. Apesar de ser uma nomenclatura popular, um decreto brasileiro atualmente oficializa o nome “castanha do Brasil” para o fruto.
-
Silvia Braz e Lelê Burnier provam “pastel de capivara” em visita a MS
-
Resumo do CLT: funcionários viralizam com antes e depois
-
Casal de onças é interrompido por jacaré na hora H; veja a consequência do ato