Milhares de estudantes aguardam ansiosamente a divulgação dos resultados do Prouni 2025. Para os que sonham com uma bolsa de estudos integral em uma instituição de ensino superior privada, a dúvida mais comum é: qual a nota mínima no Enem para garantir essa oportunidade?
Nesta edição do Prouni, foram ofertadas 338.444 bolsas, das quais 203.539 são integrais e 134.905 são parciais. Os cursos que têm mais ofertas de bolsas são:
- Administração – 27.101
- Pedagogia – 22.947
- Direito – 22.746
- Ciências Contábeis – 14.800
- Educação Física – 13.639
Em Mato Grosso, os estudantes podem concorrer a 4.993 mil bolsas, enquanto em Mato Grosso do Sul são 3.079 oportunidades.
Entenda como funciona:
Para concorrer a uma bolsa integral, ou seja, 100% no Prouni, é preciso atender a alguns requisitos:
- Nota mínima no Enem: O candidato precisa ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação.
- Renda familiar: A renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025).
- Outras condições: O candidato deve ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em particular na condição de bolsista integral. Além disso, ter participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023,
Mas atenção: A nota mínima de 450 pontos é apenas um dos critérios. A concorrência por uma vaga é alta, e a nota de corte pode variar de acordo com o curso, a instituição e a região do país.
A primeira chamada após as inscrições deve ser divulgada no dia 26 de fevereiro deste ano, enquanto a segunda está prevista para 26 de março
Como fazer a inscrição? 💻
As inscrições podem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, clique em “inscreva-se”, na segunda caixa informativa do cronograma.
Então, você será direcionado ao sistema do programa e pode clicar em “entrar com gov.br” e logar com CPF e senha.
O sistema recupera automaticamente as notas obtidas pelo candidato nas edições Enem válidas ao processo seletivo.
Por fim, preencha os campos com os dados cadastrais, informando e-mail e telefone de contato válidos nas telas seguintes. A última etapa serve para o candidato selecionar os cursos, na ordem de preferência.
Vale lembrar que, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher se irá concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.