qual é melhor para sua dieta?


Para quem está empenhado em controlar a alimentação, ter rotinas alimentares mais saudáveis e emagrecer, uma dúvida sempre existe em relação às bebidas e seus teores de açúcar: será que é melhor tomar refrigerante zero ou sucos naturais?

Para te responder essa pergunta, o Primeira Página conversou com a nutricionista Patrícia Santos; confira abaixo:

Refrigerante zero e suco natural: prós e contras

A resposta para a dúvida entre as bebidas citadas acima é que depende! Segundo a nutricionista, cada uma das bebidas possui prós e contras que devem ser considerados nos objetivos de cada pessoa diante de dietas ou mudança nos hábitos alimentares.

Mas, antes de falarmos das características do refrigerante zero, precisamos entender a diferença entre esse tipo de bebida e as chamadas diet e light.

  • As bebidas diet possuem restrição de alguns nutrientes, como açúcar, gordura, proteínas ou sódio, como explica a especialista.
  • Já as bebidas light têm uma redução de, pelo menos, 25% na quantia de algum componente, como os citados anteriormente.
  • Enquanto isso, as bebidas zero não possuem nenhum nutriente de suas versões originais, já que eles foram substituídos por outros componentes. Esse é o caso dos refrigerantes zero, que, conforme a nutricionista, não possuem açúcar – ingrediente substituído pelo adoçante.

Por isso, quem está em dieta ou pretende mudar os hábitos alimentares, deve tomar cuidado com esse tipo de bebida, já que o adoçante também é considerado um tipo de componente açucarado.

Então, a quantidade de refrigerante que uma pessoa toma por dia pode interferir na dieta ou emagrecimento. É um fator que também deve ser considerado por pessoas diabéticas, por exemplo, que podem ter os níveis de glicemia alterados dependendo da quantia que tomarem da bebida.

Refrigerante zero ou suco natural: qual o melhor para quem faz dieta? (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Patrícia Santos explica, ainda, que há outros pontos que merecem atenção nas bebidas consideradas zero: os níveis de sódio, cafeína e ácido fosfórico, componentes que podem prejudicar a saúde bucal e óssea, além de causarem retenção líquida ou pressão alta quando ingeridas em grandes quantias.

“Você consumirá um produto com caloria vazia, sem benefícios nutricionais, apenas pelo desejo de consumir uma bebida com teor calórico baixo”, explica a nutricionista.

Por outro lado, os sucos naturais possuem açúcares naturais, que também podem aumentar a glicemia e causar cáries – quando tomados em grandes quantias e sem cuidados de higiene bucal corretos.

Mas, diferente das bebidas zero açúcar, os sucos podem funcionar como antioxidantes e possuem nutrientes importantes para o organismo, como vitaminas e minerais.

“Portanto, você não irá apenas ingerir um produto rico em açúcar natural, consumirá também um alimento com valor energético positivo”, afirma a especialista.

Então o que escolher?

Considerando todos esses pontos, cada pessoa deve se atentar aos rótulos e descrições de ingredientes das bebidas, sejam refrigerantes ou sucos industrializados.

É válido também criar um limite para o consumo diário, de forma que os componentes não causem tantas interferências nos hábitos alimentares e na saúde de modo geral.

Vale lembrar que ambas as bebidas podem fazer parte da rotina alimentar, desde que o consumo seja equilibrado, sem exageros!

E para quem está buscando substituir por outros tipos de bebidas, as águas saborizadas, chás gelados, águas com gás e limão e água de coco podem ser a solução.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Tá sobrando vaga! Sine divulga mais de 3,3 mil oportunidades de emprego

Um total de 3.367 mil vagas de empregos em diversas áreas e níveis de formação,…

Representante do Hamas vai para a Rússia em meio à Cúpula dos Brics

Um membro sênior do Hamas, o grupo militante palestino que controla Gaza, Mousa Abu Marzouk…

Homem que matou mãe pra ficar com cartões de crédito é condenado em Pernambuco

O Tribunal do Júri da Comarca de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, condenou Heronildo…