Quase 15 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, diz ONU


Cerca de 14,7 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, segundo dados do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial, conhecido como Mapa da Fome, divulgado nesta quarta-feira (24).

O estudo mostra que a insegurança alimentar severa no país caiu 85% no ano passado. A condição, que atingia 17,2 milhões de brasileiros em 2022, caiu para 2,5 milhões. A insegurança alimentar severa ocorre quando alguém está totalmente sem acesso a alimentos e passa um dia inteiro ou mais sem comer.

 

“Os dados das Nações Unidas indicam que estamos no caminho certo”, afirma Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O relatório também mostra que a insegurança alimentar no país caiu de 8,5% no triênio 2020-2022, para 6,6% em 2021-2023. Isso significa que cerca de 4 milhões de brasileiros deixaram de se enquadrar nessa condição no período.

O mapa da ONU também avalia a subnutrição no Brasil com um indicador que cruza dados de produção, consumo e distribuição de alimentos em relação à renda.

O PoU (prevalência de subnutrição, na tradução) é o indicador utilizado para determinar de um país está no Mapa da Fome ou não.

Um país sai do mapa quando o índice da média do último triênio fica abaixo de 2,5%. A subnutrição no Brasil diminuiu de 4,2% no triênio 2020-22 para 3,9% no triênio 2021-23.

“Os dados desta edição nos deixam ainda mais confiantes de que iremos retirar o Brasil do Mapa da Fome no triênio 2023 a 2025”, ressaltou o ministro.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Casa da Mulher vai atender vítimas do Paraguai e do Brasil na fronteira

Uma demanda histórica pode sair do papel nos próximos anos. Autoridades regionais e nacionais assinaram…

Suspeito de liderar facção criminosa é morto após reagir a abordagem policial

Um homem de 53 anos, suspeito de liderar uma facção criminosa, morreu após reagir a…

Mendes critica decisão do Carrefour contra carne brasileira e sugere boicote

O recente anúncio do Carrefour de suspender a compra de carne produzida em países do…