Aeroportos e as principais rodovias dos Estados Unidos estão lotados de viajantes na véspera do Dia de Ação de Graças. Quase 80 milhões de pessoas viajarão para o feriado, um aumento de 1,7 milhão em comparação com 2023, de acordo com a Associação Automobilística Americana, embora o cálculo inclua dois dias extras de viagem de anos anteriores.
Mais de 71 milhões de pessoas farão uma viagem de carro no Dia de Ação de Graças, em um momento em que os preços da gasolina baixaram — oferecendo uma fonte de alívio para viajantes com pouco dinheiro.
A Airlines for America, um grupo de associação comercial, disse em um comunicado de imprensa recente que “as companhias aéreas registrarão viagens aéreas recordes nesta temporada de festas”.
O grupo prevê que mais de 31 milhões de passageiros voarão em companhias aéreas americanas durante o período de viagens do feriado de Ação de Graças. Isso equivale a um aumento em relação aos quase 29 milhões de passageiros que voaram durante o mesmo período no ano passado.
Falta de equipe em aeroporto
A falta de equipe do controle de tráfego aéreo da Administração Federal de Aviação (FAA) interrompeu viagens no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey.
A companhia aérea United Airlines disse que a escassez da equipe levou a “perturbações significativas” para seus passageiros no local, de acordo com um relatório divulgado na terça-feira (27).
A principal companhia aérea dos EUA disse que mais de 343 mil passageiros enfrentaram atrasos, cancelamentos, longos tempos de táxi e tempos de voo mais longos em novembro em Newark — o que a empresa atribui à falta de pessoal da FAA.
A United disse que somente em 15 de novembro, quase 2.000 clientes foram impactados por voos cancelados. Quase 25.000 clientes da United foram afetados por atrasos nos portões e atrasos de táxi ou aéreo naquele dia, de acordo com a United.
Somente no sábado (23), quase 46 mil pessoas enfrentaram atrasos no portão, no ponto de táxi ou no voo, disse a United.
“A coisa mais importante que alguém pode fazer para melhorar a experiência de voo é equipar totalmente a FAA”, disse a United em seu comunicado, que observou que os voos em dias normais chegavam em média cinco minutos mais cedo em novembro, mas chegavam 25 minutos atrasados em dias com problemas de equipe.
Mike Whitaker, administrador da FAA, reconheceu que problemas de pessoal que afetam o espaço aéreo de Newark podem forçar a agência a diminuir o tráfego aéreo durante o período de viagens de fim de ano.
Em resposta à CNN, a FAA disse que contratar mais controladores de tráfego aéreo é “uma prioridade máxima”.
“Especificamente no espaço aéreo de Newark, a FAA está abordando uma questão de pessoal de décadas e tem sido transparente com as companhias aéreas e viajantes sobre nosso plano”, disse a agência.
Aviões congelados
Em Denver e Salt Lake City, aviões estão sendo descongelados antes das decolagens
Aviões nos aeroportos internacionais de Denver e Salt Lake City estão sendo pulverizados com fluido de degelo para remover neve e gelo antes de suas decolagens, de acordo com uma atualização da FAA.
Voos chegando em Denver International estão atrasados em média 26 minutos, devido à neve ou gelo. Voos partindo de ambos os aeroportos continuam a partir conforme programado, diz a FAA.