A cantora e compositora Vera Capilé se manifestou com profunda emoção sobre a morte do filho, o piloto Flávio Geovanni Capilé Rivera, de 54 anos, vítima da queda de uma aeronave monomotor em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Em relato ao Primeira Página, ela destacou a trajetória profissional do filho e o impacto devastador da perda.
“A ficha não caiu ainda. Que mãe ou pai espera sepultar o filho em pleno vigor de vida?! Estamos arrasados. Mas, por outro lado, sabemos que fez, trabalhou profissionalmente com o que sempre gostou”, disse Vera.
Ela destacou a paixão do filho pela aviação. “Exímio, rigoroso e experiente há mais de 20 anos, voando nestes espaços aéreos de Mato Grosso e outros Estados. Reconhecido no meio como profissional competente e exigente com as boas condutas nesta profissão que escolheu precocemente”, afirmou.
O corpo do piloto foi localizado na tarde desta quinta-feira (3), na região da Gleba Rio Vermelho, em uma área de difícil acesso. Ele estava sozinho na aeronave monomotor no momento da queda. A remoção foi feita pelo Corpo de Bombeiros, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal para exames. Os destroços do avião passarão por perícia para apurar as causas do acidente.
As buscas começaram após a localização dos destroços na quarta-feira (2), na região do Morro do Gavião, com apoio aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo o proprietário da aeronave, João Trojan, Flávio já havia feito esse trajeto diversas vezes. Formado em Administração de Empresas, ele deixa a esposa, Louise Santana, e três filhos.
Flávio, no destaque, e a cantora Vera Capilé (Foto: Reprodução)
Filho mais velho de Vera Capilé, Flávio demonstrava interesse por mecânica e aviação desde cedo, inspirado pelo pai, Robert Rivera.
“Com 8 anos já estava na oficina lavando peças, aprendendo a dirigir. Mas a paixão era a aviação, hobby do pai”, lembrou a mãe.
Em uma mensagem de despedida, Vera emocionou ao se referir ao filho com lirismo e espiritualidade:
“Segue, meu querido filho, nas naves que te acolhem neste infinito espaço sideral. Certamente, nos encontraremos a partir de algum momento, em espaços mágicos e encantadores. Seguiremos com toda certeza aos caminhos etéreos da finitude. Te amo, te amamos! Amorosamente, desta mãe que tanto te amou, meu querido filho. Réquiem…”.
(Foto: Sebastião Santana).
Vera Capilé é cantora, compositora, instrumentista e poetisa, natural de Dourados (MS), mas com carreira consolidada em Mato Grosso. Já se apresentou no Brasil e na França e, em 2021, lançou o livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso”, obra que retrata sua trajetória artística e a cultura regional.
Avião desaparecido é encontrado em área de mata fechada em MT